Primeira viagem de Lula a Pernambuco no terceiro mandato reúne em agenda encontros com João Campos e Raquel Lyra

O presidente Lula vai lançar o novo Programa de Aquisição de Alimentos (PPA), no Geraldão, às 15h
Mirella Araújo
Publicado em 21/03/2023 às 16:28
Antes de seguir para o Geraldão, Lula deverá almoçar com a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), no Palácio do Campo das Princesas Foto: Bruno Campos/JC Imagem


O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), retorna a Pernambuco pela primeira vez no seu terceiro mandato. Nesta quarta-feira (22), após cumprir agenda no município de Santa Luzia, na Paraíba, pela manhã, Lula desembarca no Recife para o lançamento do novo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que terá investimento de R$ 500 milhões para todo o país.

O evento de lançamento será realizado no Geraldão, às 15h, e a escolha do local foi feita por sugestão do prefeito do Recife, João Campos (PSB), que irá recepcionar o presidente na Capital. Além do PAA, Lula também deverá anunciar investimentos de prevenção a desastres, tendo como foco as ações voltadas para os períodos de chuva na cidade.

Antes de seguir para o Geraldão, Lula deverá almoçar com a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), no Palácio do Campo das Princesas, às 13h.

 

Na ocasião, eles vão assinar a homologação do acordo sobre a gestão compartilhada do Arquipélago de Fernando de Noronha - cuja disputa pelo controle da Ilha foi iniciada no ano passado, por causa de uma ação impetrada pelo governo Bolsonaro.

O ato de homologação também contará com a presença do ministro Lewandowski, segundo informações publicadas pela Folha de S. Paulo. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), que é o relator do caso, havia decidido na última terça-feira (14), pela nulidade do Contrato de Cessão de Uso em Condições Especiais, assinado entre a União e o Governo de Pernambuco em 2022.

No entendimento de Lewandowski, o contrato era irregular por não ter sido apreciado pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). No plenário virtual da Corte, os 11 ministros do STF também referendaram a decisão.


SIMBOLISMO POLÍTICO

A visita do presidente Lula traz um simbolismo político importante para Pernambuco, principalmente aos grupos que ocupam o Poder na esfera estadual e municipal, neste caso em especial, no Recife.

Nesta terça-feira (21), o PSB de Pernambuco fez questão de anunciar que Lula será recebido com festa por políticos, lideranças e militantes que apoiaram a sua candidatura. O presidente estadual do partido, Sileno Guedes, destacou que o momento é simbólico para a união do PSB e do PT.

No dia 3 de março, o prefeito do Recife, João Campos, nomeou os novos secretários de Meio Ambiente e Habitação. Assumiram as pastas municipais, Oscar Barreto e Ermes Costa, respectivamente, oficializando a entrada do PT na base de governo socialista.

Sileno Guedes também fez questão de deixar claro que o fato de o presidente Lula se reunir com a governadora Raquel Lyra, não significaria “deferência à força política que não o apoiou na campanha presidencial”, e que a agenda se trata de uma “questão protocolar”.

Ele também fez críticas às nomeações recentes feitas pela chefe do Executivo Estadual, nos cargos comissionados. “Inegavelmente, ela começa a confirmar aquilo que sempre se colocou em relação a ela, que é um posicionamento mais ligado aos grupos mais conservadores do Estado”, disse o dirigente em entrevista ao Diário de Pernambuco.

No último sábado, a governadora nomeou o novo presidente do Detran-PE, o advogado Carlos Fernando Ferreira. Ele é ex-secretário de Habitação de Jaboatão dos Guararapes e também atuou como superintendente da CBTU, que opera o Metrô do Recife. O nome de Carlos é ligado ao ex-prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira (PL).

RELAÇÃO INSTITUCIONAL

Do outro lado, desde que assumiu o Governo de Pernambuco, Raquel Lyra afirmou que não teria problemas em estabelecer uma boa relação institucional com o governo federal em prol dos projetos que forem relevantes à população pernambucana.

Na semana passada, a convite do presidente Lula, Raquel Lyra esteve em Brasília para participar do lançamento do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

Ao lado do presidente Lula e do ministro da Justiça, Flávio Dino, eu e a governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão, recebemos, de forma simbólica, as chaves das viaturas que serão disponibilizadas para as patrulhas Maria da Penha e as delegacias especializadas de Atendimento para as Mulheres”, declarou a governadora, em sua rede social.

Raquel também esteve com Lula em outras duas ocasiões, a primeira foi no dia seguinte aos ataques às sedes dos Três Poderes, quando o presidente reuniu os 27 governadores para mostrar unidade com todos os entes da federação. E no segundo momento, apresentar ao governo federal as demandas consideradas prioritárias nas áreas de habitação, infraestrutura, mobilidade, saúde e recursos hídricos.

 

TAGS
Lula João Campos raquel lyra
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory