O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltará ao Brasil nesta quinta-feira (30) depois de ter passado cerca de três meses nos Estados Unidos, mas enfrentará vários processos na justiça.
Bolsonaro já enfrenta cinco investigações no Supremo Tribunal Federal (STF), algumas das quais podem resultar em pena de prisão.
Quatro dessas investigações foram abertas durante o seu mandato (2019-2022). Na quinta investigação, Bolsonaro é acusado de supostamente incentivar o ataque ocorrido no dia 8 de janeiro deste ano às sedes dos Três Poderes em Brasília.
Além disso, o ex-presidente foi acusado por seu então ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, de interferir na Polícia Federal para proteger seus familiares suspeitos de corrupção.
As outras duas investigações contra Bolsonaro são relacionadas ao vazamento de informações confidenciais de uma investigação policial sobre um ataque hacker ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Quando saiu da Presidência e perdeu o foro privilegiado, vários pedidos de investigação foram enviados à primeira instância.
Bolsonaro pode ser preso quando voltar ao Brasil?
O ex-presidente reconheceu os riscos que enfrentará. "Uma ordem de prisão pode vir do nada", disse ele em entrevista publicada pelo Wall Street Jornal em 14 de fevereiro.
De acordo com a legislação brasileira, alguém pode ser detido após ser condenado e após o caso ter transitado em julgado. Se um juiz considerar, durante as investigações, que sua liberdade compromete o processo, ele pode determinar a prisão preventiva.