O neonazismo é um movimento político inspirado nos preceitos nazistas que surgiu após o fim da Segunda Guerra Mundial.
Mesmo após mais de 78 anos, ainda existem pessoas ao redor do mundo que apoiam esse movimento e utilizam as ideias nazistas para disseminar o ódio contra grupos minoritários, como negros, homossexuais, feministas, judeus, entre outros.
Desde que o neonazismo passou a ser discutido no Brasil, muitas pessoas têm pesquisado sobre o assunto para entender do que se trata e como é possível identificar aqueles que defendem essa ideologia .
O QUE É NEONAZISMO?
O neonazismo é um tipo de ideologia política da extrema-direita que busca promover valores considerados típicos da raça branca, como superioridade racial e nacionalismo.
Ele se originou na Alemanha na década de 1930, quando Adolf Hitler ascendeu ao poder e formou o Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães.
De acordo com o Southern Poverty Law Center, uma organização que monitora grupos extremistas nos Estados Unidos, o número de grupos neonazistas e supremacistas brancos cresceu 55% no país entre 2017 e 2020, alcançando a marca de 155 grupos ativos em 2020.
Características do neonazismo atualmente
Na sociedade atual, o neonazismo se apresenta nas mais variadas formas, sendo frequentemente associados a ideias de violência e intolerância, bem como a apologia de regimes autoritários e totalitaristas.
como em organizações criminosas, grupos de extrema direita e indivíduos isolados que propõem ações violentas contra minorias.
Os impactos do neonazismo são bastante negativos e perigosos para a sociedade. As crenças extremistas e radicais de grupos neonazistas promovem a intolerância, o ódio, o preconceito e a discriminação contra grupos étnicos e raciais, além de ameaçar a ordem social e os direitos humanos.
PAÍSES QUE DECLARARAM NEONAZISMO COMO CRIME
Alguns dos países que proíbem o neonazismo e qualquer outra apología ao nazismo são:
- Alemanha: onde o símbolo nazista é proibido e qualquer propaganda ou exibição pública relacionada ao nazismo é severamente punida;
- Argentina: onde é proibido fazer apologia ao nazismo e ao terrorismo;
- Brasil: onde é proibido fazer propaganda de ideias nazistas ou racistas;
- França: onde é proibido negar o Holocausto e fazer propaganda de ideias neonazistas;
- Israel: onde a negação do Holocausto é crime e qualquer uso do símbolo nazista é proibido;
- Polônia: onde é considerado crime o uso de símbolos nazistas ou comunistas.
É importante lembrar que essas crenças não são aceitas ou toleradas pela maioria das sociedades democráticas e liberais ao redor do mundo.
NEONAZISMO NO BRASIL
No Brasil, o movimento neonazista tem crescido especialmente nos últimos anos, seguindo a tendência global de supremacia branca. Eles se caracterizam por promover discursos nacionalistas, formas de discriminação e ações violentas.
O neonazismo tem sido muito combatido pelas autoridades brasileiras, tanto em termos legais como em iniciativas sociais e educacionais. A educação para a convivência e valorização da diversidade é uma importante ferramenta para combater o neonazismo, promovendo a cultura e o respeito aos direitos humanos.