Nesta quarta (05), o Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou mudanças na política de preços nos combustíveis. As mudanças atingiriam principalmente o diesel, que teria o valor reduzido em até R$ 0,25.
Em entrevista à GloboNews, o Ministro afirmou que a Petrobras vai alterar a política comercial após a eleição do novo conselho.
Para isso, um modelo chamado de PCI (Preço de Competitividade Interna) seria implantado, fazendo com que o diesel tivesse a redução de até R$ 0,25 por litro.
Alta cúpula criticou decisão
A declaração do Ministro não foi bem vista pela cúpula da Petrobras, que afirmou, segundo a Folha de São Paulo, que vem sendo atacada pelo Ministério desde o início da gestão de Silveira.
Ainda segundo o jornal, executivos da estatal alegam não saber nenhuma informação sobre a proposta do Ministro. Por meio de nota, a Petrobras também afirmou que não recebeu a proposta de Silveira.
Ele afirmou que a paridade de importação é "um verdadeiro absurdo". Esse preço simula o custo necessário para que haja importação dos produtos:
"O preço da paridade de importação é um verdadeiro absurdo!", disse o Ministro.