Neste domingo (07), o Partido dos Trabalhadores (PT) notificou extrajudicialmente a bigtech Google sobre a informação de que a plataforma estaria ligando o nome do presidente Lula (PT) à palavra "corrupção".
Nesta semana o caso ganhou repercussão na internet após usuários alertarem sobre uma busca realizada com o nome de Lula e a coroação do Rei Charles III. Lula esteve presente na cerimônia de coroação do Rei nesta semana.
Na busca, a plataforma sugeria "Lula corrupção" quando era digitado "Lula coroação". A busca também foi feita com o nome do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mas o google sugeria "Bolsonaro coração", diferente da busca feita com Lula.
Nomes como Putin, Obama e Trump também tiveram resultados iguais ao de Lula, ligando o nome à "corrupção".
PT NOTIFICA GOOGLE
Segundo o site Brasil 247, o PT identificou a possibilidade do Google estar interferindo ilegalmente no que se refere a opinião dos cidadãos, o que violaria a liberdade de consciência, prevista no artigo 5º, inciso VI da Constituição Federal, que diz:
"VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias".
A notificação foi assinada pela presidente do partido, Gleisi Hoffmann:
"[...] há menos de uma semana a notificada utilizou seu poder econômico e sua posição contra um projeto de lei no Congresso Nacional - a notificada buscou interferir na soberania nacional para fazer prevalecer seus interesses privados", diz trecho da notificação.