A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), recepcionou o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta terça-feira (6), em sua primeira agenda oficial no Estado. Da Base Aérea do Recife, no bairro do Ibura, eles seguiram para o polo automotivo Stellantis, em Goiana, na Zona da Mata Norte.
Durante seu discurso, fixando a bandeira de Pernambuco no púlpito, Raquel Lyra fez questão de falar sobre união e realidades que são transformadas a partir de decisões políticas.
“O que vimos aqui hoje foi lindo de viver e mostra a energia de um povo que viu sua vida modificada a partir de uma decisão política. São sempre decisões políticas que são capazes de mudar a vida do povo para melhor ou para pior”, disse Raquel Lyra.
A chefe do Executivo estadual relembrou, em seguida, a responsabilidade assumida pelo presidente Lula junto com os ex-governadores Eduardo Campos e João Lyra Neto, de viabilizarem a instalação do polo automotivo em Pernambuco - que ocorreu em 2015, durante as gestões da ex-presidente Dilma Rousseff e do ex-governador Paulo Câmara.
“Vocês tomaram uma decisão no passado de fazer um investimento numa região historicamente pobre de Pernambuco, onde existe um passivo social extraordinário. Anos depois, se demonstra aqui e se evidencia, de que fazer escolhas ousadas que não estão no roteiro tradicional, faz extraordinariamente diferença na vida das pessoas”, afirmou a governadora.
O tom adotado por Raquel Lyra não se refere apenas ao bom relacionamento institucional com o governo federal, mas tem uma simbologia política. O PT e o PSB ainda não estão fechados com relação às próximas disputas eleitorais - 2024 e 2026.
Trazendo o recorte majoritário para o Recife, a leitura feita por muitos petistas, inclusive, é de que o prefeito João Campos sabe o peso de ter o apoio de Lula na disputa pela reeleição. “Ninguém vence eleição de véspera”, afirmam.
João Campos também esteve na Base Aérea do Recife para receber o presidente Lula e integra a comitiva que o acompanha nas três agendas em Pernambuco. Nesta quarta-feira (7), o relançamento do Programa Farmácia Popular, será realizado no Compaz Escritor Ariano Suassuna, bairro do Cordeiro, Zona Oeste do Recife. O anúncio é lido como mais um gesto político ao gestor socialista, que tem sido um dos principais aliados em Lula na atual conjuntura.
Acontece que o discurso de proximidade com o governo federal também poderá ser usado pelo candidato ou candidata que vier a ser apoiado pela governadora de Pernambuco, mesmo com alinhamentos ideológicos diferentes.
Se durante a campanha eleitoral de 2022, Raquel Lyra venceu a disputa adotando uma postura neutra em relação à polarização protagonizada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o presidente Lula (PT), pelo menos no âmbito municipal, ela não deverá subir o tom em oposição ao PT.
Vale lembrar também, que hoje o Partido dos Trabalhadores faz parte da bancada independente na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).
Em março deste ano, quando esteve no Recife para anunciar uma série de ações, como o novo Programa de Aquisição Alimentar (PAA), o presidente Lula deixou claro que a governadora é sua “adversária política”, mas não é sua “inimiga”.
O esclarecimento da relação veio após as vaias sofridas por Raquel Lyra, dos profissionais de enfermagem que cobravam o pagamento do piso salarial da categoria.
“A governadora pode ser nossa adversária política, mas ela é governadora do Estado. Ela foi eleita, e vou respeitá-la como governadora do Estado. Aqui virei tantas vezes quanto forem necessárias, cuidar dos interesses do povo de Pernambuco, pelas mãos dela [Raquel Lyra], pelas mãos do João [Campos], e dos outros prefeitos”, declarou o presidente Lula, naquela ocasião.
Ainda durante o evento nas instalações da Stellantis, a governadora Raquel Lyra reforçou justamente que todos que estavam ali presentes, estavam unidos em prol do desenvolvimento da região da Mata Norte e do Estado como um todo.
“Eu trago a bandeira de Pernambuco que foi trazida pelos trabalhadores e trabalhadoras daqui, para demonstrar e falar que aquilo que nos une é o nosso Estado. E que é muito maior do que aquilo que, eventualmente, nos separe”, disse Raquel Lyra, agradecendo a Lula pela vinda ao Estado.
A governadora de Pernambuco também vai acompanhar, nesta quarta-feira, o relançamento do programa Farmácia Popular, no Recife, e a cerimônia de inauguração do campus Paulista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), na Região Metropolitana de Recife (PE).