O nome da ex-conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e ex-deputada estadual, Teresa Duere, tem sido cotado para ocupar um cargo do Governo de Pernambuco. Sobre a possibilidade, a governadora Raquel Lyra (PSDB) afirmou, na manhã desta segunda-feira (12), que a decisão dependia muito mais da própria Teresa Duere, do que dela.
“Teresa Duere pode assumir qualquer cargo, e em qualquer lugar, com sua história e sua trajetória. Mas, isso depende muito mais dela, no caso, do que de mim”, afirmou Raquel Lyra ao ser questionada pela imprensa sobre para qual cargo convidaria a ex-conselheira do TCE para ocupar em seu governo.
Segundo informações do Blog de Jamildo, publicadas no dia 5 de junho, Teresa Duere estaria sendo cotada para assumir o comando da Casa Civil no lugar do atual secretário Túlio Vilaça.
O motivo que teria acentuado a necessidade dessa troca, segundo fontes ouvidas pelo Blog de Jamildo, sob reserva, seria a derrota do governo Raquel Lyra, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), para preencher a segunda vaga no conselho do TCE, aberta com a aposentadoria compulsória da ex-conselheira.
Com a retirada da candidatura da deputada estadual e correligionária da governadora, Débora Almeida, o Executivo decidiu apoiar o deputado Joaquim Lira (PV), na reta final da disputa pela vaga de conselheiro do TCE.
No entanto, as articulações do Palácio do Campo das Princesas resultaram em 18 votos contra 30 votos favoráveis à eleição de Rodrigo Novaes, que estava sendo apoiado pelo presidente da Alepe, Álvaro Porto (PSDB), e uma abstenção. A vitória do então deputado do PSB, foi vista pelo próprio presidente da Casa como uma reafirmação de autonomia do Poder Legislativo.
A reportagem também apurou que Teresa Duere estaria ainda na fase de estudo da proposta, mas fontes próximas ao Palácio do Campo das Princesas acreditam que ela vai aceitar o convite feito por Raquel Lyra.
A governadora Raquel Lyra e a sua vice-governadora, Priscila Krause (Cidadania), prestigiaram a cerimônia de posse dos novos conselheiros do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), Eduardo Porto e Rodrigo Novaes, em cerimônia realizada na Escola Judicial de Pernambuco (Esmape).
"O Tribunal de Contas do Estado recebe, festivamente, dois novos jovens conselheiros que têm a agregar muita experiência ao órgão. O TCE tem uma capacidade técnica forte e a sensibilidade de não ser um órgão apenas punitivo, mas que busca a mediação para permitir que os serviços públicos sejam mais eficientes. Deixo minha saudação aos ex-conselheiros Carlos Porto e Teresa Duere, até hoje a única mulher a ocupar um lugar como conselheira", afirmou a governadora Raquel Lyra.
O advogado Eduardo Lyra Porto de Barros e o ex-deputado estadual Rodrigo Cavalcanti Novaes assumem os cargos de conselheiros da instituição em substituição a Porto e Dueire, recentemente aposentados.
"Chego ao Tribunal no sentido de somar. Realço o reconhecido caráter pedagógico e orientador da Corte de Contas, pois reconheço a importância de um órgão técnico atuar como parceiro do gestor", disse Eduardo Porto.
"O Tribunal está avançando muito, cumprindo um papel fundamental. Desejo que o TCE possa contribuir para que a qualidade da gestão pública em nosso estado seja referência", apontou Rodrigo Novaes.
Acompanharam a chefe do Executivo estadual na solenidade os secretários estaduais Hercílio Mamede (Casa Militar), Túlio Vilaça (Casa Civil), Carla Patrícia (Defesa Social) e Evandro Avelar (Mobilidade e Infraestrutura). O presidente da Alepe, Álvaro Porto, deputados federais e estaduais, além de prefeitos e autoridades jurídicas pernambucanas também estiveram presentes na cerimônia.