Superintendente Danilo Cabral toma posse na Sudene com a presença do ministro Waldez Góes

A solenidade de posse será realizada nesta segunfda-feira (10), às 8h30, na Escola Judicial de Pernambuco (Esmpe)
Mirella Araújo
Publicado em 09/07/2023 às 14:11
O superindentente da Sudene, Danilo Cabral, o ministro Waldez Goes e os superintendentes da Sudam e Sudeco Foto: Márcio Pinheiro/MIDR


A solenidade de posse do superintendente da Sudene, Danilo Cabral, será realizada nesta segunda-feira (10), às 8h430, e contará com a presença do ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes. Também devem participar da cerimônia, que ocorrerá no auditório da Escola Judicial de Pernambuco (Esmape), no bairro de Joana Bezerra, governadores e autoridades do Nordeste, Minas Gerais e Esprito Santos. 

Na sequência, às 11h, o superintendente Danilo Cabral participa da  31ª Reunião do Conselho Deliberativo da Sudene, que tem como principal pauta aproposta do Projeto de Lei que institui o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE) para o período de 2024-2027. 

"Esse documento norteará a implantação de políticas públicas e a realização de investimentos no Nordeste, com objetivo de reduzir as desigualdades", destacou o gestor. "A partir do envio do projeto, vamos em todos os estados do Nordeste, além de Minas Gerais e Espírito Santo, para que a gente discuta com governadores, prefeitos, setor produtivo, classe trabalhadora e tenhamos contribuições para este processo”, disse Cabral. 

Desde que assumiu o comando da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste, tendo sido nomeado em junho deste ano, Danilo Cabral tem defendido o reposicionamento da autarquia - vinculada o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR). Uma das ações que contribuem para essa reaproximação não só das autoridades, mas também da população com a Sudene é a democratização do acesso ao crédito. 

“A determinação do presidente Lula e do ministro Waldez Góes é que a gente amplie o acesso dos pequenos aos instrumentos de financiamento”, disse. Atualmente, a Sudene oferece financiamento através do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), com orçamento de R$ 1 bilhão para 2023, e atua na proposição e acompanhamento da aplicação dos recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) em todos os 11 estados da área da autarquia. Para este ano, este instrumento conta com mais de R$ 34 bilhões.

Trajetória 

Ex-deputado federal, Danilo Cabral disputou o Governo de Pernambuco nas eleições de 2022, mas mesmo sendo o candidato oficialmente apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT),  acabou ficando em quarto lugar no pleito, com 18,06% dos votos. O que resultou na quebra da hegemonia de 16 anos do PSB à frente do Palácio do Campo das Princesas. 

No âmbito nacional, com a vitória do presidente Lula, havia uma expectativa de que o ex-parlamentar pudesse ser contemplado na gestão. Uma articulação política começou a ser feita, encabeçada pelo senador Humberto Costa, que assumiu recentemente a coordenação nacional Grupo de Trabalho Eleitoral do PT com foco nas disputas municipais de 2024.

Na última sexta-feira (7), Danilo Cabral falou sobre esse processo de escolha pelo seu nome para ocupar a Sudene. "Eu já disse isso e repito, sou grato sim, a Humberto e ao PT pela indicação, não desmerecendo um conjunto de pessoas que manifestaram o apoio em algum momento nesse processo”, afirmou. 

Natural de Surubim, no Agreste pernambucano, Danilo Cabral tem 56 anos e é formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui especialização em Direito Administrativo pela UFPE e em Administração Pública pela UPE. É auditor concursado do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE).

Durante a carreira, foi vereador e deputado federal pelo PSB - partido onde está filiado há mais de 30 anos. Ele já exerceu o cargo de Secretário de Administração da Prefeitura do Recife (2001 - 2003); Secretário de Educação do Estado (2007 - 2010); Secretário das Cidades do Estado (2011 - 2014); e Secretário de Planejamento e Gestão do Estado (2015 - 2016).

 

 

TAGS
sudene danilo cabral
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory