O ex-vereador Jair Barbosa Tavares, conhecido como Zico Bacana, foi baleado na cabeça, na Zona Norte do Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (7), e morreu. Além do ex-parlamentar, outras duas pessoas foram atingidas por tiros. O irmão de Zico Bacana, Jorge Barbosa Tavares, também morreu.
Em 2018, então vereador, Zico Bacana foi ouvido como testemunha a pedido dos investigadores dos assassinatos da vereadora Marielle Franco (PSOL) e do motorista Anderson Gomes.
ZICO BACANA
Segundo o G1, o ex-vereador foi baleado na cabeça. Ele chegou a ser socorrido ao Hospital Municipal Albert Schweitzer, mas não resistiu.
O irmão dele, Jorge Tavares, foi levado para o Hospital Carlos Chagas, mas também não resistiu aos ferimentos.
Não há informações sobre o estado de saúde do terceiro baleado.
Esta, no entanto, não foi a primeira tentativa de execução de Zico Bacana. O ex-vereador sofreu uma tentativa de assassinato em novembro de 2020. Na época, ele teria sido atingido por uma bala de raspão na cabeça em um bar na Zona Norte do Rio, depois de um dia de campanha.
CASO MARIELLE
Em 2018, Zico Bacana chegou a ser ouvido como testemunha nas investigações do caso Marielle Franco.
O assassinato aconteceu em 14 de março de 2018, o carro onde estavam Marielle e o seu motorista Anderson Gomes foi alvo de tiros disparados a partir de outro veículo, um Cobalt prata.
"Informei o máximo que pude, da melhor forma. O que fizeram com a nossa colega não era para acontecer", afirmou Bacana na época.