As ministras da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos representa o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Cúpula do G77+China, em Havana Capital de Cuba. O petista chega ao país apenas na noite desta sexta-feira (16). O encontro tem como tema “Os desafios atuais para o desenvolvimento: o papel da ciência, da tecnologia e da inovação” e reúne, até o próximo sábado (16), mais de 100 países do Sul Global.
Luciana Santos e a ministra da Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Cuba, Elba Rosa Pérez Montoya assinam comunicado conjunto que reativa o Comitê Gestor Brasil-Cuba de Ciência, Tecnologia e Inovação, garantindo a retomada da cooperação científica entre os países.
A cúpula surgiu em 15 de junho de 1964, com a assinatura da “Declaração Conjunta dos 77 Países em Desenvolvimento”, durante a primeira sessão da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), realizada em Genebra, na Suíça.
O G77 + China é o maior bloco de países em desenvolvimento dentro da ONU e tem hoje 134 países como membros, mas presevam o nome original por questões históricas.
O governo cubano a Presidência do grupo pretende ampliar a atuação em conjunto dos países em desenvolvimento em negociações que cooperem, inclusive nos assuntos relacionados à mudança do clima, na recuperação pós-pandemia e no impulsionamento da reforma da governança financeira internacional.