Alepe

Alepe entrega relatório do Orçamento Participativo a Raquel Lyra

Entre agosto e setembro foram recolhidas 339 propostas escritas e 123 feitas oralmente nos debates

Cadastrado por

Tainá Alves

Publicado em 04/10/2023 às 15:51 | Atualizado em 04/10/2023 às 19:39
Entrega do documento à governadora Raquel Lyra - Tom Cabral

A Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) finalizou o relatório do processo das escutas da população para elaboração de propostas para o Plano Plurianual do Estado. O documento foi construído após doze encontros, seis seminários regionais e seis encontros temáticos, e foi encaminhado à governadora Raquel Lyra (PSDB).

Entre agosto e  setembro foram recolhidas 339 propostas escritas e 123 feitas oralmente nos debates, para as áreas de direito à cidade, saúde, educação, segurança pública, cultura e agroecologia.

Os debates ocorreram nas cidades de Recife, Condado, Serra Talhada, Salgueiro, Palmares e Paudalho com a participação de cerca de 800 pessoas. O portal da Alepe também abriu um espaço para participação popular e reuniu 1.265 sugestões através do formulário online.

Leia Também

A presidente da Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular da Alepe, deputada Dani Portela (Psol), detalhou que o tema da segurança pública foi o mais abordado em todo o processo de escuta, sendo tema de 54% das propostas enviadas online. Após essa demanda estão entre as prioridades da população o tema da Educação, totalizando 38,3% das propostas enviadas; e saúde, com 3,5%.

“Foi um processo muito rico e potente. Esperamos que a governadora incorpore as propostas da população na peça orçamentária que será enviada à Casa. Nosso objetivo com essa escuta foi ampliar a cultura política da participação social das redes, fóruns, coletivos e conselhos estaduais no processo de elaboração e aprovação do PPA, além de contribuir para a formação política e conhecimento da população pernambucana do ciclo orçamentário”, explica Dani Portela.

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO

O orçamento participativo é um mecanismo governamental que permite a participação da população em algumas decisões.  Os cidadãos podem influenciar nas escolhas sobre os orçamentos públicos, investimentos dos órgãos públicos para assuntos locais. 

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS