Faleceu, nesta segunda-feira (9), Dom Mauro Morelli, 88 anos. O bispo emérito de Duque de Caxias foi presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CNSEA), atuou na luta em combate à fome e fez parte do Comitê Permanente de Nutrição da Organização das Nações Unidas (ONU).
Segundo o Vatican News, o sacerdote estava internado por complicações referente à idade avançada.
Morelli foi ordenado padre em 28 de abril de 1965 e nove anos mais tarde, nomeado bispo auxiliar de São Paulo. O sacerdote foi bispo de Duque de Caxias de 1981 a 2005, quando renunciou e foi se tornou o bispo emérito da área pastoral
Dom Mauro atuou em diversas causas sociais ao assumir o CNSEA durante o governo de Itamar Franco, de 1993 a 1994 e coordenação dos CONSEA-MG e o CONSEA-SP. Além disso, uma das pautas mais significativas do sacerdote foi no combate a pobreza alimentar do país, participando da criação de projetos como o Fome Zero e a Ação da Cidadania contra a Fome. E na participação do Comitê de nutrição da ONU.
O presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), lamentou a partida do bispo através das redes sociais, lembrando a trajetória do sacerdote e destacando os feitos.
"Dom Mauro Morelli foi um incansável expoente da luta contra a fome no nosso país. Primeiro presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, foi um dos responsáveis pelo projeto do Fome Zero e membro do Comitê Permanente de Nutrição da ONU. Dedicou sua vida aos ensinamentos do Cristo e o combate à desnutrição infantil. Soube, com grande tristeza, do falecimento desse grande amigo que lutava por um Brasil mais justo e solidário. Meus sentimentos aos irmãos de fé de Dom Mauro
Morelli nesse momento de tristeza e despedida", publicou.