O deputado federal Coronel Meira (PL-PE) apresentou, na segunda-feira (05), um Requerimento de Informação para ter acesso ao relatório da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN). Segundo o político o material aponta responsabilidade do Governo Federal nos atos do dia 08 de janeiro de 2023.
O documento, em questão, foi produzido pelo então diretor adjunto, o Delegado da Polícia Federal Alessandro Moretti, que recentemente foi desligado das funções.
De acordo com o parlamentar, as informações no documento podem ser graves. Ainda segundo ele, uma reportagem da revista Veja, afirma que o governo federal foi omisso no dia 08 de janeiro daquele ano.
“O parecer da ressonância ao que, nós da oposição, sempre defendemos, que o governo foi negligente diante das ameaças de ataques obtidas por órgãos de inteligência na véspera dos atos”, diz Meira.
CONFIRA AS SOLICITAÇÕES DO REQUERIMENTO
O requerente afirma que está cumprindo seu papel de legislador com a fiscalização dos atos do Poder Executivo e solicita:
1. Quais medidas foram tomadas em relação aos membros do Poder Executivo apontados como responsáveis pelos ataques, após o conhecimento do conteúdo do relatório?
2. A exoneração do Delegado Federal Alessandro Moretti tem relação com a produção do referido documento?
3. Por quais fatos e quais membros do Governo Federal foram responsabilizados?