Na manhã desta terça-feira (5), o novo presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), prefeito de Paudalho, na Zona da Mata Norte, Marcelo Gouveia (Pode), tomou posse em solenidade na sede da instituição.
Gouveia assume o lugar de Márcia Conrado (PT), prefeita de Serra Telhada. O acordo entre os gestores foi um mandato de dois anos compartilhado, no qual Márcia ficou com 2023 e Marcelo com 2024, visto que este ano a prefeita de Serra Talhada tentará a reeleição e Gouveia está encerrando seu segundo mandato.
O evento contou com a presença da mesa diretora da casa, do presidente de honra da Amupe, José Patriota; da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB); do presidente do Tribunal de Contas do Estado, Valdecir Pascoal; do presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE), Ricardo Paes Barreto e do Procurador geral Ministério Público de Pernambuco (MPPE) Marcos Carvalho.
"Primeiro quero falar do orgulho de poder ter vivenciado esse primeiro ano de gestão junto com a Márcia. Quero referenciar também o quanto é importante mais mulheres poderem ocupar espaço de poder", disse Raquel em seu discurso.
Ao citar o novo presidente da Amupe, a governadora afirmou que ouvia falar sobre o trabalho de Marcelo como prefeito.
"Um rapaz lá na Zona da Mata Norte que faz um trabalho massa, que vem de uma família da política e que buscou se renovar ao longo do tempo. Hoje ele está disposto a poder ajudar os demais municípios pernambucanos. Penso que, Marcelo, a sua experiência, agora a sua disponibilidade para poder se dedicar a temas que são desafiadores para os próximos anos, que repercutem de maneira fundamental nas próximas décadas, como, por exemplo, no Congresso Nacional", afirmou a tucana.
MÁRCIA DESTACA SEUS PONTOS DE ATUAÇÃO NA AMUPE
Em coletiva de imprensa antes da posse, a ex-presidente da Associação celebrou o ano que passou no cargo.
A prefeita de Serra Talhada destacou que em sua atuação buscou dar continuidade ao trabalho realizado pelo ex-presidente da Amupe, o deputado estadual José Patriota.
“Foram 365 dias rápidos, mas intensos. Colocamos a Amupe em diálogo com o Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público, Assembleia Legislativa. Saio muito satisfeita com essa gestão compartilhada, com todos contribuindo para o trabalho da Amupe e defesa dos municípios”, disse Márcia Conrado.
Além disso, ela destaca como marco importante de sua gestão "foi fazer com que os 64 municípios não perdessem Fundo de Participação Municipal (FPM), e logo foi estendido o prazo de dez anos para que essas perdas pudessem ser garantidas, ao mesmo tempo que os oito municípios circularam de faixa no FPM, começaram a receber em julho esse recurso adicional".
NOVO PRESIDENTE DA AMUPE AFIRMA QUE DEVE CONTINUAR O TRABALHO DE MÁRCIA E PATRIOTA
Marcelo Gouveia agradeceu o trabalho realizado pela sua parceira de mantado e afirmou que irá continuar buscando melhorias para os estados pernambucanos.
“Eu pretendo dar continuidade ao trabalho de Márcia, ao trabalho de Patriota, ao trabalho antes da gente, da nossa referência, dos nossos líderes, para que a gente possa estar lutando pelos municípios pernambucanos”, afirmou Marcelo Gouveia.
“A instituição existe para que as lutas, que não podem ser enfrentadas só por cada município, possa, no coletivo, dar a representatividade necessária a eles, junto ao governo federal, junto ao governo estadual, junto à sociedade civil”, continuou o prefeito.
REPRESENTATIVIDADE DA MULHER NA AMUPE
José Patriota também participou da coletiva e destacou que esse mandato na associação tem dado representatividade para as mulheres.
“Foi nessa gestão que as mulheres avançaram bastante pela oportunidade e foram maioria na diretoria mesmo os homens sendo maioria na base. Então, se quebrou todo o círculo e que ninguém no Brasil, ninguém, nem confederação, ninguém tem a representação feminina em cargos de direção que o Pernambuco tem”, afirmou Patriota.
ACORDO PARA CAPACITAR AGENTES PÚBLICOS
Antes da posse do novo presidente houve a assinatura de um acordo entre o governo do Estado e a Amupe. O documento foi apresentado pelo secretário Planejamento, Gestão de Desenvolvimento de Pernambuco, Fabrício Marques, e busca estimular na administração pública a capacitação dos agentes públicos, estaduais e municipais.
“Esse acordo visa estimular, fomentar, no âmbito da administração pública, um ambiente de permanente integração institucional, intercâmbio de conhecimentos e capacitação dos agentes públicos, estaduais e municipais, como uma forma a ampliar os padrões de racionalidade, inovação e eficiência no trato das questões e interesse público, bem como fortalecer os municípios na comissão, com a elaboração de projetos e captação de recursos”, disse o secretário.
PRESENTES NO EVENTO
Também estiveram presente na solenidade o deputado federal Fernando Monteiro, representante da bancada federal, além dos deputados estaduais Gustavo Gouveia, Doriel Barros, Romero Sales, Eriberto Filho e o gerente de políticas públicas do Sebrae/PE, Fernando Clímaco.