A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), e o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) se reuniram em uma cafeteria de Brasília para uma conversa na qual as eleições do Recife e São Paulo fizeram parte do menu.
O encontro discreto entre Raquel e Boulos aconteceu no dia 24 de abril, quando a governadora foi à capital federal receber o protótipo do primeiro cartão do Programa Mães de Pernambuco.
Apesar de passados cerca de duas semanas desde o encontro, a reunião entre os dois políticos de partidos ideologicamente distantes, só veio a público nesta sexta (10) pelas mãos do jornalista Guilherme Amado, do Metrópoles.
TABATA E TÚLIO NO CARDÁPIO
As pré-candidaturas dos deputados federais Túlio Gadêlha (Rede-PE) e Tabata Amaral (PSB-SP) às prefeituras do Recife e São Paulo, respectivamente, foram assunto dominante na conversa.
Gadêlha busca a indicação da federação PSOL-Rede, que teria que voltar atrás em sua escolhas, visto que já oficializou o nome da deputada estadual Dani Portela (PSOL) como pré-candidata ao executivo recifense.
Já Tabata tenta levar o PSDB para sua chapa na disputa na capital paulista. Amaral é namorada do prefeito do Recife, João Campos (PSB), principal adversário de Raquel Lyra em Pernambuco.
Membros do PSB-SP avaliam que a pré-candidatura de Túlio foi à mesa, na tentativa de tirar Dani do páreo e compensar com o veto de Raquel ao apoio do PSDB a Tabata Amaral em SP.
Tucanos, contudo, negam veemente isso. Mas adimitem que as disputas municipais nas duas capitais foram comentadas "como todo mundo que gosta de política faz".
Integrantes do PSOL pernambucano não gostaram nenhum pouco da foto, que já circula em grupos de WhatsApp. Para os psolistas, se confirmada a tentativa de tirar Dani Portela do jogo, isso seria desrespeito com o partido no estado.
Procurada pela reportagem, a deputada Dani Portela afirmou que tinha conhecimento do encontro entre Boulos e a governadora, mas que não sabe o que foi tratado.
"Quando aconteceu esse encontro, eu fui informada [por Boulos] que a governadora já tinha pedido há algum tempo essa conversa com ele", pontuou Dani.
Ainda segundo ela, desde a reunião, ela não teve mais contato com o correligionário e está focada no lançamento de sua pré-candidatura, marcado para o próximo dia 15 de maio.
"De lá para cá não voltei a conversa com Guilherme, então não sei o que foi discutido, mas acredito que teha sido um diálogo ais amplo. Além doque não tem mais o que fazer no Recife. A decisão já foi tomada. Agora, estou interessada em colocar a campaha na rua, em discutir projeto com a população", concluiu.
Também procurado pela reportagem, o deputado federal Túlio Gadêlha disse, por meio de sua assessoria, que não gostaria de comentar sobre o assunto.
O JC ainda entrou em contato com as assesorias da governadora Raquel Lyra e dos deputados Tabata Amaral e Guilherme Boulos, mas não recebeu retorno até a última atualização desta matéria.