A partir desta terça-feira (18), a bancada do Partido Liberal (PL) da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) passou a ter um novo líder. O deputado Alberto Feitosa ocupou o cargo até a segunda-feira (17), com Nino de Enoque assumindo a liderança do grupo. A mudança foi publicada no Diário Oficial da Casa Legislativa.
Feitosa, que sempre demostrou uma postura de oposição ao governo de Raquel Lyra, foi afastado não apenas da função à frente da bancada do PL, mas também da cadeira da sigla na Comissão de Justiça.
Escolha da Nino de Enoque para liderança
Conversas de bastidores apontam que a escolha do político para assumir a função é resultado de sua aproximação com o Executivo, visto que o líder anterior não tinha afinidade com a gestão. Com a mudança, Feitosa passou a ser o terceiro vice-líder. Como primeiro vice está Renato Antunes e Abimael Santos como segundo.
A reportagem do Jornal do Commercio procurou os deputados estaduais do PL para falar sobre a mudança, mas até a publicação do texto não houve retorno.
PL e Raquel Lyra
Em maio, a saída do indicado do Presidente estadual do PL, Anderson Ferreira, o delegado Guilherme Ramos Mesquita de Freitas, da presidência do Departamento de Trânsito de Pernambuco (Detran), pegou todos de surpresa e sugeriu um rompimento nas articulações do partido junto ao Executivo.
A aliança entre Raquel e o PL, que parecia abalada, agora sugere uma nova fase. A mudança na liderança da bancada na Casa Joaquim Nabuco, trocando um parlamentar da oposição à gestora estadual por um político com maior afinidade, pode simbolizar que a aliança está mais forte que antes.