Em meio a rumores de que Tarcísio de Freitas (Republicanos) poderia migrar para o Partido Liberal, o ministro de Portos e Aeroportos do governo Lula, Silvio Costa Filho (Republicanos), afirmou que conversou com o governador de São Paulo sobre um possível apoio a Marcos Pereira na disputa pela presidência da Câmara dos Deputados.
Marcos Pereira é presidente nacional do Republicanos, partido de Silvio Costa Filho, e almeja a presidência da Câmara na sucessão de Arthur Lira (PP). Ele reconhece que, sem o apoio do PL (caso Tarcísio migre, de fato), dificilmente conseguirá a vaga. O PL tende a apoiar Elmar Nascimento (União Brasil).
Tarcísio, como se sabe, é filiado ao Republicanos de Marcos Pereira, sigla mais próxima do governo Lula, mas tem perfil alinhado ao presidente Jair Bolsonaro. Além disso, o governador de São Paulo também tem Gilberto Kassab como um de seus secretários, principal articulador de Antônio Brito (PSD) à presidência da Câmara, o que amplia ainda mais a disputa por apoio.
"Ele [Tarcísio] tem muita simpatia pelo nome do presidente Marcos Pereira, assim como estou vendo muitos líderes do PT, da esquerda, do centro, entendendo que Marcos Pereira poderia ser a melhor opção para assumir a presidência", disse Silvio Costa Filho em entrevista à Globonews na manhã desta quinta (25).
Na última quarta-feira, Tarcísio declarou que não migrará para o PL e que estaria confortável no Republicanos. Apesar disso, Valdemar Costa Neto insiste para que ele migre para o Partido Liberal após as eleições municipais. A eleição para a presidência da Câmara acontece no início de 2025.
"Estive conversando com o governador sobre o Porto de Santos, a delegação do Porto de São Sebastião, tenho procurado ajudar o governo de São Paulo a dialogar com governo federal porque digo sempre que são as diferenças que constroem as convergências. O presidente Lula tem procurado ajudar o estado de São Paulo com obras estratégicas para o estado", disse Silvio Costa Filho.
"Torço para que a gente escolha um nome de consenso para unir o parlamento brasileiro. Nunca precisamos tanto de unidade no país, independente de ser de direita, esquerda ou centro. Naturalmente, na minha opinião, Marcos Pereira pode ser um nome que possa reunir todas as forças políticas em seu entorno. Penso que ele seria o nome da estabilidade institucional do país, alguém que dialoga com poder Judiciário, Legislativo, com a imprensa, com o Executivo", completou.
"Mas estou licenciado da Câmara Federal. A nossa eleição nesse momento é ajudar o Brasil, a aviação, o crescimento portuário, aeroportuário e hidroviário, e acompanhar o processo eleitoral da Câmara para que seja que seja exercido e construído de forma democrática, participativa, tanto no Senado quanto na Câmara", disse Silvio Costa Filho.