Superação. Essa foi a palavra que guiou o Real Hospital Português de Beneficência em Pernambuco (RHP) durante o ano de 2020 e tem norteado as ações deste que é um dos maiores centros médicos e hospitalares do Norte e Nordeste. O trabalho em equipe, o treinamento constante e o foco em manter a motivação, num momento em que todos foram tão exigidos e essenciais para a sociedade, foi o maior investimento do RHP na fase mais crítica da pandemia do novo coronavírus. O resultado desse esforço é o primeiro lugar no JC Recall de Marcas, na categoria hospital particular.
“O senso de equipe nunca foi tão exigido. Falo não só dos que estão na assistência, pelo cuidado, mas aqueles que fazem o trabalho oculto, dando suporte aos que estão no front. Criamos fluxos separados para pacientes com e sem sintomas gripais, inclusive com a implantação de uma emergência exclusiva para casos suspeitos de Covid-19, assim como o drive-thru do Real Lab e do Real Imagem. Tudo para garantir a segurança do nosso paciente”, explica o diretor médico-técnico Cristiano Hecksher.
Segundo Hecksher, o RHP conseguiu maior velocidade na abertura de leitos, utilizou de forma eficiente a tecnologia – como a teleconsulta e a vídeochamada, para aproximar pacientes internados de seus familiares, e também investiu em procedimentos como o ECMO (Membrana de Oxigenação Extracorpórea), salvando inúmeras vidas. A atenção aos pacientes e a suas famílias se estendeu em relação à segurança, com fluxos e leitos separados, e disponibilizando todo o suporte assistencial e psicológico. O Real Hospital Português também focou na contratação de profissionais – expandindo o quadro de colaboradores – e no programa de capacitação e educação continuada, o “Instituição que Aprende”.
Ciente de seu compromisso com a sociedade, o RHP utilizou sua credibilidade para contribuir com a orientação da população sobre saúde preventiva e sanitária. “A postamos forte nas redes sociais, principal canal de comunicação com o nosso cliente. Fizemos um criterioso trabalho para desmentir fake news –grande desafio de comunicação no auge da pandemia, e publicamos posts e vídeos com nossos especialistas, levando informação de credibilidade sobre a Covid-19, como preveni-la e a importância da vacinação, entre outros pontos. O nosso Fluxo Azul, áreas e equipes separadas para pacientes sem sintomas gripais, visando não interromper o tratamento das demais doenças, foi amplamente divulgado nos veículos de TV, rádio e mídias digitais”, ressalta Cristiano Hecksher.
Mesmo com o enfrentamento da pandemia, o RHP também investiu em infraestrutura, tecnologia, ensino e pesquisa. Ainda em 2020 foi iniciada a restruturação da emergência, concluída em 7 de setembro de 2021. A nova estrutura conta com quartos individualizados, permitindo a presença de acompanhante o tempo todo – para garantir mais tranquilidade para o paciente. O centro médico também implantou um novo fluxo de atendimento para pacientes oncológicos e manteve a agilidade nos atendimentos cardíacos e neurológicos.
Sobre o investimento em equipamentos, alguns merecem destaque. “Adquirimos o Angio-CT 4D, um angiógrafo com tomógrafo acoplado, que permite mais agilidade e precisão nas cirurgias guiadas por imagem, sendo a primeira máquina desse modelo instalada na América do Sul. Temos, também, o mamógrafo Mammomat Revelation, que possui a tecnologia de tomossíntese com 50 graus e realiza exames 3D em alta definição. Além disso, possui sistema completamente robotizado com 360 graus, que permite biópsias mais ágeis e de alta precisão”, explica o diretor médico do RHP.
Ele acrescenta, ainda, os avanços do Instituto de Ensino e Pesquisa, com a inauguração do Centro de Pesquisa Clínica, com trabalhos em andamento e parceria com instituições como o Butantan, UFPE e UPE. Também foram lançados dois livros assistenciais e, em breve, serão implantados quatro novos Programas de Residência Médica.