Não existe futuro sem educação, principalmente quando a construção dele acontece em um presente com instabilidades. O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-PE) sabe disso e, mesmo em meio a uma pandemia, não deixou de investir no conhecimento. Só no ano passado, mais de 32 mil pessoas se capacitaram na instituição, sendo 13,5 mil gratuitamente. Para isso, foram investidos R$ 40 milhões no Programa Senac de Gratuidade. Números expressivos que comprovam o porquê da instituição ser uma das mais lembradas de Pernambuco quando se trata de cursos profissionalizantes.
Diferentemente de outras unidades de ensino que tiveram dificuldades para se adaptar ao modelo de aulas híbridas ou totalmente remotas, o Senac já contava com uma equipe capacitada e a parceria com o Google for Education, que permitiu que a transição fosse realizada com agilidade. “A mudança do ensino presencial ao remoto foi muito cuidadosa. Desenvolvemos um estudo minucioso para estabelecer quem poderia usufruir da modalidade. Turmas que estavam em unidades curriculares práticas, por exemplo, que exigem o uso de laboratórios, permaneceram com atividades suspensas até a possibilidade de retorno das aulas presenciais. Naquela ocasião, 6.738 alunos puderam migrar para o remoto”, salienta o presidente do Senac, Bernardo Peixoto.
Além das mudanças provocadas pela pandemia, a instituição também está atenta às consequências a longo prazo. Por isso, as estruturas do currículo de alguns cursos foram atualizadas para a oferta de um ensino híbrido estrategicamente pensado para maximizar o aprendizado. O portfólio também foi ampliado, com novas ofertas nas áreas de tecnologia, logística, educação, gestão e mercados internacionais. Como exemplos, estão os cursos de Marketing, Logística e Jogos Digitais lançados pela Faculdade Senac.
Entre os outros projetos da instituição, está o Mediotec, que integra o ensino técnico ao médio e que completou o primeiro ano com abertura de turmas extras e fila de espera. “Nos antecipamos e formatamos um produto inovador, sintonizado ao que há de melhor para a formação social, educacional, profissional e humana dos nossos alunos. Os currículos convergem para a criação de cidadãos autônomos, criativos, críticos e empreendedores. Em 2022, serão abertas novas turmas no Recife e Paulista e também ampliaremos o modelo para Caruaru e Petrolina”, afirma Bernardo.
Uma das grandes preocupações do Senac é responder às necessidades do setor produtivo. Diante das dificuldades enfrentadas pelo Comércio na pandemia, parcerias institucionais foram estabelecidas para apoiar as empresas do segmento. Numa ação conjunta com o Sebrae, consultorias gratuitas são oferecidas para os empreendedores, focando no movimento de transformação digital e práticas de gestão.
“Firmamos também um acordo de cooperação técnica com a Super intendência Regional do Trabalho para facilitar o acesso dos empresários ao Programa Bolsa Qualificação, que permite que eles suspendam os contratos de seus colaboradores de dois a cinco meses. Neste período, os funcionários entram no benefício e mantêm os empregos, desde que estejam matriculados em um curso de qualificação. E, nesta parceria, o empresário não tem custo algum, pois o curso é oferecido gratuitamente pelo Senac e a Fecomércio presta assistência para que ele consiga aderir ao programa. Estamos investindo R$ 10 milhões nesta ação”, explica o presidente.