Com açúcar e com afeto, a Olho D’Água se mantém líder

Qualidade do produto, aproximação com consumidores e responsabilidade social e ambiental faz da marca a favorita dos pernambucanos
JC360
Publicado em 25/05/2023 às 6:00
Empresa com mais de 100 anos de atuação, a Olho D'Água assumiu o compromisso com a qualidade dos produtos Foto: Tião Siqueira/JC360


Conexão com o consumidor. Essa tem sido a fórmula adotada pelo Grupo Olho D’Água para assegurar a liderança absoluta do mercado.

Trata-se de um processo bem-sucedido, fruto da associação de tempo, dedicação ao trabalho e atenção ao cliente, garantindo um produto de extrema qualidade. É graças a essa mistura que hoje, quando se fala em açúcar, a marca imediatamente lembrada pela maioria dos pernambucanos é a Olho D’Água.

“Nossas ações são focadas em ampliar a proximidade com o consumidor, utilizando os vários canais de comunicação e de distribuição, e sempre atentos às inovações”, explica Alcemilton Sabino Maciel, diretor comercial da Usina Central Olho D’Água.

Dentro desse permanente processo de modernização, a empresa lançou campanha nas redes sociais, em parceria com a chef Malu Galvão, criando receitas com o açúcar Olho D’Água.

Tião Siqueira/JC360 - Empresa com mais de 100 anos de atuação, a Olho D’Água assumiu o compromisso com a qualidade dos produtos

O carro-chefe da marca ainda é o açúcar refinado granulado, mas o demerara Olho D’Água vem chegando cada dia mais aos lares dos consumidores. O açúcar refinado triturado é o preferido dos confeiteiros, enquanto o açúcar cristal é muito consumido no Ceará, Piauí e Maranhão. 

“Estamos presentes nos mercados nacional e internacional. No mercado interno, o foco é o Nordeste. Atendemos indústrias do país e do exterior, grandes redes de supermercados e lojistas em geral. Acreditamos que, do grande ao pequeno consumidor, todos devem ser atendidos com atenção e respeito”, diz o diretor comercial da usina.

 

Artes/SJCC - O grupo desenvolve um trabalho focado em ESG

Trabalhando com cerca de 3,4 mil funcionários na época de moagem, a Usina Olho D’Água é uma empresa centenária, mas preocupada em atuar de forma moderna e dinâmica, em um mercado cada vez mais exigente.

Tudo começou em 1920, quando os empresários Artur Tavares de Melo, Samuel e José Hardman assumiram o Engenho Olho D’Água. Oito anos depois, fundaram a Usina Central Olho D’Água, deflagrando um processo de expansão no setor sucroalcooleiro e a diversificação para outras atividades.

Em 1994, o sócio e diretor Murilo Tavares de Melo deixou o grupo, ficando apenas com a Usina Central Olho D’Água. Ele passou a administrar com os filhos Gilberto e Artur Tavares de Melo, iniciando um novo ciclo, que consolidou o atual Grupo Olho D’Água proprietário das usinas: Olho D’água, Giasa e Comvap Açúcar e Álcool. Além do açúcar, são produzidos álcool anidro/hidratado, álcool neutro, destilados e energia.

ATENÇÃO AO ECOSSISTEMA

Um detalhe que contribui para a liderança da marca é a atenção dada à responsabilidade social e sustentabilidade. O grupo desenvolve um trabalho focado em ESG, com atitudes responsáveis diante do meio ambiente e ações sociais concretas voltadas à cadeia produtiva e para as comunidades, além de uma gestão exercida com equilíbrio e rigor, seguindo critérios de compliance bem estabelecidos e cumpridos.

Entre outras iniciativas sustentáveis, em 2022, a empresa inaugurou a segunda maior barragem privada de Pernambuco, com capacidade de acumulação de 17,8 milhões de m³ de água, permitindo minimizar os impactos dos períodos de estiagem.

Em paralelo, foi implantado um programa de conservação de matas ciliares e Áreas de Preservação Permanente em uma extensão superior a 16 mil hectares das fazendas do grupo em Pernambuco, na Paraíba e no Piauí.

ATENÇÃO À COMUNIDADE

No âmbito social, a Olho D’Água integra o Programa Empresa Amiga da Criança, da Fundação Abrinq, com ações que beneficiam crianças e adolescentes, além disso, é reconhecida com o selo Empresa Solidária pelo apoio ao IMIP e atua como empresa parceira do Hospital de Câncer de Pernambuco.

Há ainda programas voltados a funcionários e familiares, como o de educação básica do ensino infantil até o 5º ano, apoio a colaboradores e comunidades rurais, formação de jovens aprendizes, alfabetização de adultos, cursos profissionalizantes para esposas dos funcionários e para jovens das cidades vizinhas às usinas.

Por tudo isso, o grupo coleciona prêmios e certificações nacionais e internacionais conferidos às indústrias do açúcar. “Uma imagem positiva é essencial para o sucesso de qualquer negócio, especialmente num cenário tão competitivo como o mercado de commodities. Entendemos que responsabilidade social empresarial é a melhor forma de assegurar uma gestão ética e transparente, voltada a nossos diversos públicos, mantendo a qualidade e respeitando o meio ambiente e a comunidade. Isso é o que tem nos colocado na liderança”, conclui Alcemilton Maciel.

TAGS
Açúcar JC360 JC Recall de Marcas
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory