Entra definitivamente para a história do Recife e de Pernambuco Joaquim Francisco Cavalcanti, que faleceu nesta terça-feira (3), ao 73 anos, por causa de um câncer no pâncreas. O político foi governador do Estado entre 1991 e 1995. Antes, esteve à frente da Prefeitura do Recife, por dois mandatos, iniciados em 1983 e 1989.
No Recife, entre as suas realizações, Joaquim Francisco construiu os parques da Jaqueira, na Zona Norte; de Santana e o Caiara, ambos na Zona Oeste, em 1985. O vereador do Recife Romerinho Jatobá, presidente da Câmara, também cita requalificação do Parque 13 de Maio, no Centro do Recife.
Já no Legislativo, o político foi deputado federal constituinte, em 1987, tendo voltado à Câmara Federal, em Brasília, em 1999.
Joaquim Francisco se formou em direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1970. Era advogado e procurador do Estado de Pernambuco aposentado.
Deixa a esposa, Silvia Couceiro, com quem era casado havia 49 anos; três filhas, Luciana, Fernanda e Cristiana, e cinco netos.