O empresário Mark Zuckerberg, dono do Facebook, anunciou uma mudança radical para a rede social. A partir de agora, a empresa passará a se chamar 'Meta'.
A alteração foi anunciada oficialmente em junho durante uma entrevista para o site The Verge. Contudo, só agora os planos foram colocados em prática, e mudaram até a identidade visual da rede.
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Ao todo, o investimento foi de US$ 50 milhões para construir o chamado metaverso.
O que é metaverso?
O conceito que inspirou Mark Zuckerberg surgiu pela primeira vez no livro Snow Crash, de 1992. A obra de ficção científica foi escrita por Neal Stephenson e aborda principalmente a tecnologia.
Em um trecho do livro, o autor define o metaverso a partir de "um universo gerado informaticamente que o computador desenha sobre os seus óculos e bombeira para dentro de seus fones de ouvido".
O lugar imaginário lembra o que conhecemos hoje como os óculos de realidade virtual, mas, de acordo com Zuckerbeg, essa não é a sua única abordagem.
Tecnologia
Assim, a empresa deve desenvolver também a realidade aumentada, que insere elementos digitais que conhecemos - como os filtros do Instagram, por exemplo - no mundo real.
"Você pode pensar no metaverso como uma internet materializada, onde em vez de apenas visualizar o conteúdo, você está nele", explicou Zuckerberg.
Os óculos de realidade virtual então seriam um acessório para enxergar o metaverso a qualquer momento, "por cima" da nossa realidade atual.