BIOGRAFIA

Nova biografia de Roberto Carlos explora relação do "rei" com Tim Maia; entenda a polêmica

Entre todas as histórias vividas pelo cantor que são relatadas no livro, a biografia também explora com mais profundidade a polêmica relação entre Roberto Carlos e Tim Maia

Imagem do autor
Cadastrado por

Lívia Maria

Publicado em 30/11/2021 às 21:26 | Atualizado em 21/12/2021 às 13:49
Notícia
X

Chega em 15 de dezembro nas livrarias a mais nova biografia do cantor Roberto Carlos. Escrita por Paulo César de Araújo, autor de outro famoso livro sobre o “rei”, “Roberto Carlos em Detalhes” (2006), “Roberto Carlos Outra Vez” tem 700 páginas e é apenas o primeiro volume da obra.

O site Splash teve acesso antecipado ao livro, que conta a história de Roberto desde o seu nascimento, até 1970, depois da sua era da Jovem Guarda. De acordo com o site, entre todas as histórias vividas pelo cantor que são relatadas, a biografia também explora a polêmica relação entre Roberto Carlos e Tim Maia.

A polêmica entre Roberto Carlos e Tim Maia

Quando a TV Globo exibiu, em 2015, o filme “Tim Maia (2014, Mauro Lima), o assunto se tornou uma pauta quente porque a emissora editou o filme, excluindo uma das cenas mais polêmicas do cinema brasileiro.

Na cena, um funcionário da equipe de Roberto Carlos, que já era famoso à época, amassa uma nota de dinheiro e joga no chão para que Tim Maia, ainda desconhecido, pegue.

De acordo com Paulo César de Araújo, a cena foi excluída da sua primeira biografia sobre Roberto Carlos, mas não da obra sobre Tim Maia no qual o filme foi baseado, escrita por Nelson Motta.

"A reação do público foi imediata, pois o longa tinha sido exibido havia poucos meses nos cinemas, e aquela cena já era a mais comentada. Com o corte dela na exibição pela TV, falou-se ainda mais. O fato repercutiu na imprensa e nas redes sociais, tornando-se a grande polêmica nacional naqueles primeiros dias de 2015", escreve o autor.

A cena do “dinheiro amassado”, como ficou conhecida pelo público, foi pauta até mesmo de uma conversa entre o UOL e Erasmo Carlos, que também era da “turma” do bairro da Tijuca, e conhecia Tim Maia desde a infância.

"Não vi o que aconteceu, porque não estava presente na hora. Quem pode saber mesmo são só o Roberto e Tim, que está morto. Mas eu nunca vi na minha vida nenhuma equipe de nenhum artista fazer uma coisa parecida com o que o cara faz no filme", disse Erasmo na ocasião.

O que diz Roberto Carlos sobre a polêmica com Tim Maia

Ainda na época da polêmica, Roberto Carlos se pronunciou dizendo que sempre teve respeito por Tim Maia. A cena, entretanto, mostra um Roberto rico e famoso, pedindo para que um dos seus assistentes desse dinheiro para Tim, que ainda não tinha alcançado a fama, nos anos 1960.

A biografia revela que o responsável por jogar o dinheiro para Tim Maia seria Carlos Manga, diretor dos musicais de Roberto Carlos nos anos 1960.

Além disso, o autor questiona a memória seletiva do cantor: "Roberto disse que consultou 'amigos' daquele tempo para confirmar a história. Terá procurado Carlos Manga, que ainda era vivo quando a polêmica eclodiu em janeiro de 2015, ou consultou apenas antigos assessores? É provável mesmo que nenhum deles se lembrasse do fato, pois, como sabemos, a memória é seletiva, nem tudo fica guardado", escreve na biografia.

Carlos Manga era um poderoso diretor da Rede Globo, tendo dirigido Chico Anysio e Os Trapalhões na emissora. Ele morreu em 2015, oito meses após a exibição polêmica do filme.

Siga o Social1 no Instagram, Facebook, Twitter e TikTok.

Tags

Autor