TRANS

Valentina Sampaio fala sobre preconceito e resiliência no mundo da moda

Ela foi a primeira modelo trans a ser capa da Sports Illustrated, Victoria's Secret e Vogue Francesa

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 04/12/2021 às 9:09
Notícia
Miguel Medina/AFP
Valentina, de olhos verdes e lábios carnudos, aparece na edição que sairá para as bancas em 23 de fevereiro - FOTO: Miguel Medina/AFP
Leitura:

Valentina Sampaio é a modelo trans brasileira em altíssima conta no cenário da moda mundial. Ela também foi a primeira mulher trans a ser capa da Sports Illustrated, a desfilar para a Victoria's Secret e capa da Vogue Francesa.

Em entrevista ao podcast VS Voices da Victoria's Secret, a brasileira detalhou que já foi demitida do set por ser uma mulher trans e sabe da sua importância na indústria da moda.

Sampaio contou que enfrentou muitos problemas em os primeiros dias de sua carreira. "Foi inicialmente “muito desafiador” conseguir um trabalho como modelo. Mesmo quando as pessoas queriam trabalhar comigo, elas ficavam com medo de contratar uma mulher trans. Enfrentei muita ignorância e medo”, contou.

Ela foi demitida de um emprego depois que a marca para a qual trabalhava descobriu que ela era transgênero, mas a experiência fez com que ela refletisse sobre sua importância e isso a deixou ainda mais forte:

“Ser demitido e humilhado no set naquele dia foi traumatizante, mas também foi o que levou o fogo dentro de mim para superar minha dor de cabeça”, lembrou Sampaio. “Isso me fez ver além de mim mesmo. Isso me permitiu entender que preciso lançar luz e criar [oportunidades], não só para mim, mas para a humanização e benefício de todas as pessoas trans sempre que possível. Pouco depois dessa experiência, fui escalado para um filme que foi rodado no Rio. Essa oportunidade criativa me deu coragem para me abrir para a modelagem e me mudar para San Paolo. Poucos meses depois daquele filme, fui convidada para ser modelo para a capa da [Vogue francesa] e minha carreira decolou. ”


Veja o vídeo:

Comentários

Últimas notícias