Zé Felipe vai ter que aguardar mais um tempo para matar a saudades dos palcos. Depois de ficar quase dois anos sem se apresentar por causa da pandemia da covid-19, o cantor teve que cancelar sua agenda de shows. Tudo porque ele foi diagnosticado com uma pneumonia viral. Clique aqui e saiba mais sobre o estado de saúde do cantor.
- Zé Felipe precisa cancelar show após ser diagnosticado com doença; saiba mais
- Com indireta, ex-cunhada de Felipe Neto 'acusa' o influenciador de traição: 'só acho que a Bruna se livrou'
- Virgínia ganha presente milinário de Zé Felipe; veja o que é
- 'Eu quero engravidar na lua de mel', diz Virginia Fonseca sobre próximo filho com Zé Felipe
Diante disso, muitas pessoas ficaram curiosas para saber o que é pneumonia viral, quais os sintomas, como prevenir e o que fazer caso seja diagnosticado com a doença. O jornal Metrópoles conversou com um infectologista, que trouxe algumas explicações sobre o assunto.
- Emma Watson confessa que cogitou abandonar papel de Hermione Granger após quinto filme de 'Harry Potter'
- Juliette explica porquê escolheu uma calcinha bege na virada do ano de 2021
- BBB 22: Globo substitui Camilla de Lucas em 'A Eliminação'; saiba quem vai apresentar a atração
- 20 anos sem Cássia Eller: órgão lista as músicas mais tocadas da artista; confira
- Saiba quem é Michelle Barros, jornalista cotada para substituir Renata Vasconcellos no Jornal Nacional
A pneumonia viral nada mais é do que um tipo de infecção nos pulmões que provoca a inflamação do sistema respiratório. A doença, a propósito, pode ser causada pelo vírus da influenza, da covid, da varicela ou do sarampo. "O problema pode ser causado por vírus, bactérias ou fungos. Quando causada por vírus, chamamos de pneumonia viral", pontuou a pneumologista Bianca Rodrigues ao jornal.
Quais os sintomas da pneunomia viral?
A pneumonia viral provoca alguns sintomas no organismo. Inicialmente, febre acima de 38.9 e dor na região torácica são comuns nos primeiros dias após o contato com o vírus. Segundo a pneumologista, esses problemas podem se agravar no decorrer dos dias.
Entre eles: tosse seca, com catarro transparente, branco ou rosado; dificuldade para respirar; dor de garganta; dor de cabeça e fadiga. Em pessoas mais velhas, os sintomas da pneumonia viral podem provocar confusão mental e falta de apetite.
Como é feito o diagnóstico da pneumonia viral?
O diagnóstico da pneumonia viral é realizado através de exames. Um médico precisa solicitar amostras de secreções do nariz e da garganta. O ideal é que elas sejam colhidas até o sétimo dia após o início dos sintomas para que o exame identifique qual o vírus provocou a infecção.
Um raio-X do tórax também deve ser feito para saber se a doença comprometeu os pulmões. Exames de sangue também devem ser solicitados pelo médico.
Como é feito o tratamento da doença contraída por Zé Felipe?
O tratamento da pneumonia viral devem ser prescrita pelo médico. No entanto, costuma-se recomendar: repouso; hidratação; evitar alimentos gordurosos.
- Luana Piovani se pronuncia sobre ida de Pedro Scooby ao BBB 22
- BBB 22: por onde anda Gyselle Soares, participante que beijou Pedro Bial
- Arnaldo Jabor já tem melhora progressiva; saiba estado de saúde
- Vídeo com declaração de Marilia Mendonça para Murilo Huff viraliza nas redes sociais: 'amor da minha vida'
- Round 6: fãs especulam possível participação de V, do BTS, na segunda temporada da série
Em casos mais graves, é preciso que o paciente recorra ao hospital para recuperar a baixa oxigenação do sangue. Em pessoas mais velhas ou crianças, o recomendado é tratamento com remédios antivirais, receitados pelo clínico geral ou pneumologista.
Como prevenir?
A prevenção da pneumonia viral, assim como qualquer outro tipo de infecção, é manter sempre as mãos limpas; evitar compartilhar objetos de uso pessoal como talheres e copos. A vacina contra a gripe e contra a covid também são outras formas de evitar a doença.