social1, celebridade, famosos, Paulinha Abelha

PAULINHA ABELHA: equipe médica atualiza estado de saúde da cantora: 'morte cerebral não é possibilidade no momento'

A equipe médica que cuida da cantora Paulinha Abelha realizou coletiva de imprensa para atualizar sobre o caso

Imagem do autor
Cadastrado por

Lívia Maria

Publicado em 22/02/2022 às 17:39 | Atualizado em 23/02/2022 às 21:23
Notícia
X

Matéria atualizada em 23/02/2022, às 20h15

A equipe médica que vem acompanhando Paulinha Abelha, vocalista do grupo "Calcinha Preta", realizou, na tarde desta terça-feira (22), uma coletiva de imprensa.

Na ocasião, os especialistas deram informações mais aprofundadas sobre o real estado de saúde da artista. Clique aqui e veja o que pode ter causado a delicada situação da cantora.

Durante a coletiva, os médicos informaram sobre o histórico da cantora, que está internada desde o último dia 11 de fevereiro. Paulinha Abelha apresentava lesão renal que levou a uma disfunção dos rins. Posteriormente, a cantora apresentou também disfunção orgânica, hepática e neurológica.

Os profissionais também apontaram a possibilidade remédios usados por Paulinha terem causado parte dos problemas da cantora. 

Em coma, Paulinha foi transferida para outro hospital, onde se mantém em quadro muito grave. Os médicos reiteram que estão investigando a origem das disfunções, mas que trabalham com a possibilidade de um "diagnóstico sindrômico".

O que causou o coma de Paulinha Abelha?

Os médicos responsáveis que acompanham o caso de Paulinha Abelha ainda estão investigando a origem do quadro grave da cantora. De acordo com as informações dadas durante a coletiva, a paciente deu entrada no hospital com insuficiência renal, que evoluiu para uma insuficiência orgânica, hepática e, posteriormente, neurológica.

Ao atingir o cérebro, a cantora entrou em coma. Inicialmente houve a possibilidade da existência de uma bactéria no cérebro, o que foi descartada pelos médicos. "Nós não conseguimos isolar nenhum microrganismo, seja ele viral ou bacteriano, que esteja causando o coma dela", disse um dos médicos.

"Ela tem uma encefalopatia severa que está causando o coma dela. Muito provavelmente origem tóxico-metabólica na cadeia de eventos que seguiu o dano renal, dano hepático e, por último, lesão cerebral", complementou o especialista.

Qual o diagnóstico de Paulinha Abelha?

 

Na investigação pela origem do primeiro problema apresentado por Paulinha Abelha, a lesão renal, os médicos trabalham com diversas hipóteses. Entretanto, os especialistas ainda não chegaram a um diagnóstico fechado.

Segundo informam, Paulinha Abelha fazia uso de medicamentos e fórmulas terapêuticas diuréticas e anti-inflamatórias com acompanhamento médico. É sabido, inclusive, que o uso excessivo dessas substâncias pode levar a lesões em órgãos com rins e fígado.

Entretanto, os médicos afirmam que não existe nenhum exame comprobatório que aponte para a existência de uma lesão prévia nos órgãos e que foram agudizadas dias antes da paciente chegar ao hospital. "Fizemos exames de imagem e não há sinal de lesão crônica", afirmou um dos médicos. 

Os médicos, entretanto, utilizam o termo "síndrome tóxico-metabólica" para se referir ao caso de Paulinha. Ao explicar sobre o que referiam com o termo, foi esclarecido que a equipe se refere a alguma substância que está circulando no corpo da paciente e está causando "uma cascata de inflamações ou lesões nesses órgãos".

O médico ressaltou ainda que as substâncias das quais Paulinha Abelha utilizava eram sob "caráter supervisionado", embora ainda trabalhem com a hipótese de que a paciente ter uma lesão decorrente dos tratamentos e medicamentos usados. 

"Não está fácil", declara médico de Paulinha Abelha

Durante a entrevista coletiva da terça-feira (22), o médico Marcos Aurélio, que faz parte da equipe médica responsável por Paulinha Abelha falou sobre seu quadro.

"A situação dela a gente vai um dia de casa vez. Hoje, nosso interesse é mantê-la viva. E não está sendo uma missão fácil", disse o profissional. Clique aqui para saber mais.

Morte cerebral de Paulinha Abelha está descartada no momento

De acordo com os médicos, o estado de "morte encefálica" é declarado após análise minuciosa dos profissionais, feita de forma contínua e diária, das funções orgânicas do paciente. No momento, os médicos descartam a possibilidade de Paulinha Abelha ter morte encefálica

"Não tem nenhuma evidência neste momento que o cérebro dela [Paulinha Abelha] se encontre em morte encefálica. Temos uma avaliação contínua e diária da função neurológica. As avaliações das funções orgânicas, renal, hepática e neurológica são de maneira contínua. O quadro clínico é monitorado de forma contínua e diária", esclareceu o médico.

Ex-membros do Calcinha Preta prestam homenagem 

Ainda na terça-feira (22), ex-integrantes da banda Calcinha Preta se reuniram em frente ao hospital Primavera, onde Paulinha Abelha está internada.

Marlus Viana e Berg Rabelo se uniram a Daniel Diau e cantaram músicas para homenagear a cantora. Entre elas, a canção Vai Dar Tudo Certo, de Noemi Nonato. Clique aqui para saber mais.

Morre Paulinha Abelha, cantora da 'Calcinha Preta', aos 43 anos

Paulinha Abelha morreu no início da noite desta quarta-feira (23). A cantora, que era uma das vocalistas da banda "Calcinha Preta", estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular de Aracaju, Sergipe, desde o último dia 11 de fevereiro de 2022.

A informação da morte de Paulinha Abelha foi confirmada pela banda "Calcinha Preta". Ela precisou ser socorrida depois de sentir fortes dores. No hospital, a cantora foi diagnosticada com um problema renal. Na noite do último dia 15 de fevereiro, ela precisou ser submetida a diálise.

" target="_blank" rel="noopener noreferrer">

Siga o Social1 no Instagram, Facebook, Twitter e TikTok.

Tags

Autor