ALERTA

PAULINHA ABELHA: intoxicação por remédios para emagrecer pode ter sido causa da morte da cantora

Paulinha Abelha tinha acompanhamento de nutrólogo e usava medicamentos diuréticos para emagrecer

Cadastrado por

Lívia Maria

Publicado em 24/02/2022 às 16:20
Paulinha Abelha - Reprodução

Após o falecimento de Paulinha Abelha na noite desta quarta-feira (24), a equipe de médicos que esteve à frente do caso continua a trabalhar em busca de respostas sobre as causas que provocaram o problema renal na cantora.

A vocalista do grupo Calcinha Preta estava internada desde o dia 11 de fevereiro, quando apresentou insuficiência renal e foi levada ao hospital. Já na unidade, foi comprometido o funcionamento do fígado e, posteriormente, do cérebro de Paulinha Abelha. A cantora entrou em coma gravíssimo e faleceu “em decorrência de um quadro de comprometimento multissistêmico”.

Em coma, a cantora respirava com ajuda de aparelhos e passou por um grave quadro de comprometimento das funções neurológicas, que se agravou na última quarta-feira, levando-a ao estado de morte encefálica. Os médicos que cuidavam da saúde de Paulinha Abelha, em entrevista concedida na última terça-feira (22), confirmaram que tinham ciência de que a cantora realizava tratamentos para emagrecer com medicamentos sob supervisão de um nutrólogo.

"Foi prescrito e tinha acompanhamento de um profissional de saúde", afirmou o diretor técnico do hospital em que Paulinha estava internada, Ricardo Leite. Uma das possibilidades levantadas para o comprometimento das funções renais é, justamente, a intoxicação por medicamentos diuréticos, que são comumente encontrados em fórmulas prescritas para emagrecimento.

De acordo com Leite, os órgãos afetados foram enviados para biópsia para ajuda no diagnóstico, mas o resultado não chegou a tempo. Outras possibilidades diagnósticas foram descartadas, como a meningite e questões renais crônicas.

Os médicos acreditam que a síndrome tóxico-metabólica foi a causa da lesão renal inicial, mas que não foi possível identificar qual substância estava causando as inflamações e comprometimento dos órgãos de Paulinha Abelha. Com esse conhecimento, a intoxicação poderia ter sido tratada através de medicamentos antídotos e da diálise, processo que a cantora já vinha sendo submetida desde o primeiro dia de internação.

Siga o Social1 no Instagram, Facebook, Twitter e TikTok.

Tags

Autor