O novo filme do Batman estreia nesta quinta-feira (3) no Brasil. “The Batman”, dirigido por Matt Reeves, é o décimo filme do Homem-Morcego e marca a estreia de Robert Pattinson como o sétimo ator a dar vida ao super-herói.
A nova trama traz o Batman em uma pegada mais detetive, trabalhando ao lado do Comissário Gordon (Jeffrey Wright), um dos poucos personagens de Gotham que está realmente interessado no bem da cidade. No filme, a dupla investiga a relação entre os assassinatos de diversas figuras importantes da cidade, e um possível caso de corrupção policial em uma operação antidrogas realizada pela polícia. Por trás dos crimes está um dos vilões clássicos do Batman, o Charada, e outras figuras bem conhecidas do universo de Gotham.
Para facilitar quem irá assistir o filme nos próximos dias, listamos alguns pontos importantes sobre o universo do super-herói e o que você precisa saber antes de ver a nova aventura do Batman. Confira:
É preciso ver outros filmes do Batman?
Apesar do Batman ter uma longa história de adaptações cinematográficas, o filme estrelado por Robert Pattinson não é uma continuação de nenhum dos outros longas já lançados sobre o personagem. Dessa forma, não é obrigatório ter visto os filmes anteriores do Batman para entender a trama, que inaugura um novo “Batverso”.
“O universo do Batman é tão rico em personagens que quando você está começando a chegar ao fim, já começa a pensar na próxima coisa. A ideia, é claro, é que a história de Gotham nunca termine", disse o diretor Matt Reeves à Entertainment Weekly.
Entretanto, é interessante notar que a nova aventura do Batman tem elementos cruciais que fazem referência indireta aos filmes anteriores. Em especial, à trilogia “O Cavaleiro das Trevas” e ao filme “Coringa”, que, apesar de ser sobre um dos vilões dos quadrinhos, é ambientado na mesma cidade e carrega a energia que vemos em “The Batman”.
Também não é preciso ver outros filmes de super-heróis da DC: o Batman tem seu próprio universo, apesar de ser comum aparições e referências à outros heróis nas histórias. O novo filme, entretanto, não faz essa conexão e, por enquanto, não é algo que acontecerá nessa nova empreitada do Batman.
Quem são os vilões do Batman?
Nas histórias do Batman nos quadrinhos, o super-herói tem uma série de vilões. Destes, um dos mais conhecidos é o Coringa. Entretanto, no novo filme o inimigo principal do Homem-Morcego é o Charada, que apareceu nos quadrinhos pela primeira vez em 1948.
O Charada é o alter-ego de Edward Nashton, um ex-investigador policial de Gotham, e descrito como um “mentor criminoso” da cidade. O Charada incorpora enigmas e deixa pistas em forma de anedotas nas cenas dos crimes como forma de provocar as autoridades e o próprio Batman. O vilão já apareceu em um filme do Batman de 1996, interpretado por Jim Carey. Em “The Batman”, o Charada de Paul Dano promete ser uma versão mais sombria.
Outro clássico vilão que aparece no novo filme é o Pinguim. Vivido por Colin Farrel, o poderoso mafioso não comete com as próprias mãos a maioria dos crimes, mas fornece meios para que outros criminosos de Gotham ajam. Pinguim é conhecido pelos seus contatos com o submundo do crime, agindo como um facilitador dos crimes, mas também por ser a mente por trás de grandes atrocidades nas histórias do Batman.
Quem são os aliados do Batman?
Do lado do Batman estão Alfred Pennyworth (Andy Serkis), seu companheiro mais leal e mordomo que criou Bruce Wayne após a morte de seus pais, e o Comissário Gordon (Jeffrey Wright), que é ajudado pelo Homem-Morcego nas investigações da polícia.
Outra personagem que ajuda o Batman no novo filme é a Mulher-Gato que não é, necessariamente, sua aliada, mas tem uma relação complicada com ele. Zoë Kravitz dá vida à anti-heroína que irá ajudar nas investigações dos crimes, mas apenas porque possui seus próprios interesses.
“The Batman” é sobre as origens do Batman?
O filme é ambientado aproximadamente dois anos após a criação do alter-ego de Bruce Wayne. No início do longa o personagem relata que já está lutando e investigando os crimes e casos de corrupção na cidade de Gotham há dois anos, portanto, o filme não seria exatamente sobre a origem do personagem.
O diretor Matt Reeves falou que a história do filme não é inspirada em nenhum quadrinho do Batman específico, mas que traz elementos de vários deles. “Batman: Ano Um” e “Batman: O Longo Dia das Bruxas” são apontados como as principais inspirações para o diretor que retrata os primeiros anos da “carreira” do Batman.
"Eu não queria contar uma história de origem, mas uma história que ainda reconhecesse suas origens, na medida em que ele forma quem ele é. Isso não significa que ele compreenda tudo, sabe? É essa ideia do inconsciente e do que está motivando você. É sobre o quanto disso você incorpora no que faz e nem percebe”, disse em entrevista o Nerdist.