Will Smith está banido e proibido de frequentar a cerimônia do Oscar por um período de 10 anos. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood revelou a medida como punição ao ator, após episódio de violência contra Chris Rock ocorrido na 94ª cerimônia do Oscar, em 27 de março.
“O Conselho decidiu, por um período de 10 anos a partir de 8 de abril de 2022, que o Sr. Smith não poderá participar de nenhum evento ou programa da Academia, pessoalmente ou virtualmente, incluindo, mas não limitado ao Oscar”, disse o presidente da Academia.
Apesar da punição, Will Smith não perdeu o Oscar de melhor ator que ganhou este ano por "King Richard: Criando Campeãs".
A Academia divulgou uma carta para os membros após uma reunião que definiu a punição de Will Smith. “Também esperamos que isso possa iniciar um tempo de cura e restauração para todos os envolvidos e impactados”, diz o final da carta.
O que Will Smith respondeu?
Após a divulgação da decisão da Academia, Smith deu uma breve declaração sobre o assunto:
“Eu aceito e respeito a decisão da Academia”, disse. Antes da punição, o ator já havia anunciado sua renúncia como membro da Academia, no dia 1º de abril.
Na ocasião, Smith disse que aceitaria “integralmente todas e quaisquer consequências” por suas condutas na cerimônia do Oscar.