Kanye West tem sido um dos nomes mais comentados nas redes sociais nos últimos dias. Isso porque o rapper tem causado polêmica por conta de declarações problemáticas e/ou preconceituosas publicamente.
Também conhecido como Ye, o cantor e ex-marido de Kim Kardashian deu entrevistas onde teve falas antissemitas e chegou a criticar o movimento Black Lives Matter.
O resultado foi uma série de marcas encerrando contratos milionários com Kanye West - que vem perdendo seu prestígio na mídia.
POLÊMICAS DE KANYE WEST
É importante lembrar que essas polêmicas envolvendo Kanye West não são de agora. Nas eleições dos Estados Unidos, o cantor chegou a declarar voto em Donald Trump.
Além disso, brigas públicas com diversas celebridades - como Taylor Swift e sua própria ex-esposa, Kim Kardashian - também foram protagonizadas pelo cantor.
O QUE ACONTECEU COM KANYE WEST?
Apesar disso, Kanye West revelou, apenas em 2018, que possui o diagnóstico de transtorno bipolar. A condição, que o torna neuroatípico, pode o levar a dar declarações confusas ou atitudes polêmicas, como vem acontecendo.
Ainda assim, o artista tem se negado a fazer o tratamento adequado.
O QUE KANYE WEST FALOU SOBRE GEORGE FLOYD?
Em uma recente entrevista, Ye diz que George Floyd - homem negro assassinado pela polícia dos EUA - morreu, na verdade, por conta de fentanil.
Em um vídeo que circulou as redes sociais, é possível ver que um policial se ajoelha no pescoço de Floyd, o asfixiando. A família da vítima agora processa o rapper e pede uma indenização bilionária.
KANYE WEST É ANTISSEMITA?
Na ocasião, Ye usou palavras de ordem nas redes sociais para incitar violência contra judeus e a comunidade judaica como um todo. No programa com Chris Cuomo, o rapper voltou a proferir tais comentários.
Kanye também usou, durante a Semana de Moda de Paris, uma camisa com a frase White Lives Matter, que, em tradução literal, significa Vidas Brancas Importam.
A mensagem é comumente usada nos EUA por supremacistas brancos ligados à Ku Klux Klan.
KANYE WEST X ADIDAS
Nesta semana, foi a vez da Adidas decidir encerrar o contrato com Kanye West. A empresa divulgou um comunicado na terça-feira (25).
"A Adidas não tolera antissemitisto ou qualquer outra forma de discurso de ódio. Os comentários e ações recentes de Ye foram inaceitáveis (...) e violam os valores da empresa", declarou.