As buscas pelo submarino Titan, da empresa OceanGate, pararam o mundo desde o dia 18 de junho, quando o veículo desapareceu pouco tempo depois de iniciar viagem.
A morte dos cinco tripulantes a bordo do Titan foi confirmada pela Guarda Costeira dos Estados Unidos no dia 22 de junho. A causa do falecimento foi uma implosão 'catastrífica', segundo autoridades.
De acordo com o ex-assessor da OceanGate, Rob McCallum, os passageiros já sabiam que algo estava errado antes da implosão.
O ex-assessor conta que recebeu os relatórios iniciais do Titan, indicando que o submarino perdeu peso para tentar abortar a missão e retornar para a superfície.
SUBMARINO TITAN PERDEU O CONTROLE
Segundo o portal The Mirror, uma outra expedição foi realizada no submarino Titan no ano de 2022.
A viagem foi documentada no canal BBC. Imagens mostram o veículo perdendo o controle e girando em círculos a mais de 3,8 km de profundidade.
O piloto do Titan na ocasião, Scoot Griffith, diz nas filmagens: "Temos um problema. Há algo errado com meus propulsores. Estou empurrando e nada está acontecendo". Enquanto isso, os tripulantes agiam com pânico.
O problema foi causado por propulsores instalados de maneira inadequada. Para solucionar o problema, a tripulação reprogramnou o controle de videogame que comandava o veículo e conseguiu retornar para a superfície.
QUEM MORREU NO SUBMARINO TITAN?
- Hamish Harding, bilionário empresário e explorador britânico;
- Shahzada Dawood, empresário paquistanês;
- Suleman Dawood, filho do empresário paquistanês;
- Paul-Henry Nargeolet, o maior especialista do naufrágio do Titanic;
- Stockton Rush, diretor-executivo da OceanGate.