POLÊMICA

BBB 22: Natália diz que negros foram escravizados por serem 'fortes e eficientes' e é massacrada na web

Conversa repercutiu na web e Natália foi duramente criticada

Cadastrado por

Samantha Oliveira

Publicado em 18/01/2022 às 11:44 | Atualizado em 18/01/2022 às 14:10
Natália é uma mulher negra e deu declarações polêmicas sobre a escravidão no BBB 22 - Reprodução/TV Globo

O Big Brother Brasil 22 já estreou com o pé direito para quem curte polêmica. Isso porque a participante Natália, do grupo Pipoca, deu uma declaração bastante controversa enquanto conversava com outros brothers. No papo, ela afirmou que os negros foram escravizados por serem "fortes e eficientes".

"Eu sou preta. Realmente, tem a história que a gente veio e viemos como escravos sim. Por que? Porque a gente era eficiente. Porque a gente era forte. Por que a gente veio como escravo? Porque a gente era bom no que a gente fazia", argumentou, durante uma conversa na cozinha.

Naiara Azevedo também entrou no assunto, relembrando de quando foi acusada de racismo pela forma que elogiou uma mulher negra. Natália continuou no assunto, afirmando que o racismo fora do Brasil é muito pior do que aqui.

"Vocês acham forte que o racismo existe aqui, mas lá fora é pior, muito pior. Quando falarem 'você é preto', responde: 'sou sim, sou preta memsmo!' E acabou", defendeu.

Por que a fala de Natália está errada?

A declaração de Natália sobre a escravidão apaga séculos de tortura e apagamento histórico contra pessoas negras ao longo da história no Brasil. Não só o povo preto, como também os povos indígenas originários sofreram com pensamento eurocêntrico do povo europeu, que utilizaram essas pessoas como "mão-de-obra" para aumentar suas riquezas.

Assim, pessoas negras e indígenas não foram escolhidas por serem "melhores" nesse tipo de atividade, mas sim porque eram vistas como inferiores pelos brancos - sequer sendo considerados como seres humanos, mas sim como objetos, animais ou moeda de troca para sua exploração.

Assista vídeo e confira algumas reações 

Siga o Social1 no Instagram, Facebook, Twitter e TikTok.

Primeira polêmica do BBB já aconteceu. A participante Natália, que se diz contra o dia da consciência negra, falou que os negros foram escolhidos como escravos por serem “fortes e eficientes”.

A História mostra que não foi bem assim, não...

— Juliana Brizola ???? (@JulianaBrizola) January 18, 2022

BBB 22: entenda a dinâmica do reality e novidades do jogo:

Tags

Autor