EM FAMÍLIA

Planejando as próximas férias em família? Veja dicas para fazer cruzeiro com crianças

As férias com filhos pequenos pode ser difícil complicadas de organizar, mas é possível

Imagem do autor
Cadastrado por

Lívia Maria

Publicado em 20/05/2022 às 16:33
Notícia
X

Apesar das suspensões e restrições em decorrência da covid-19, a temporada de cruzeiros que se encerrou em abril deste ano foi considerada um sucesso.

Segundo dados da Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros (Clia Brasil), as viagens movimentaram R$1 bilhão e geraram cerca de 14 mil empregos no país. Para a próxima temporada, que se inicia em outubro, a expectativa é triplicar o impacto na economia.

Simony Braga é apaixonada por desbravar o mundo e já coleciona memórias de 20 países. No Instagram, além de registrar os lugares por onde passa, também compartilha com os mais de 14 mil seguidores a rotina diária focada na maternidade real.

Durante a temporada de cruzeiros 21/22, ela aproveitou para fazer a primeira viagem com os filhos gêmeos, de apenas quatro meses, a bordo de um navio de grande porte. Durante a viagem, ela percorreu a costa europeia, passando por países como Portugal, Espanha, Itália e França.

Segundo ela, por ser uma experiência completa e imersiva, esse tipo de viagem é ideal para se fazer em família, mesmo com crianças pequenas, pois há várias opções de cruzeiros com diversão para os filhos.

“Além de gêmeos, meu filho mais velho tem um ano e quatro meses. Num primeiro momento, tive um receio inicial devido a pandemia e limitações de atividades com crianças, mas por pesquisas e experiência posso afirmar os navios são bem equipados para a família, assim como grandes resorts. No que eu estava, por exemplo, havia um espaço infantil no qual tinham centenas de brinquedos para as crianças brincarem, com a presença dos pais. Em todas as nossas atividades no navio, como restaurante, teatro e piscinas, conseguimos curtir com crianças também”, conta.

No caso de crianças a partir de 3 anos, a maioria das empresas oferece o serviço de monitoria grátis no navio — os pequenos podem brincar, jogar videogame e fazer atividades variadas como culinária e cinema.

“Nesses casos, os pais podem se aproveitar ainda mais e se divertirem sem preocupação sabendo que os filhos estão em boas mãos e a alguns metros de distância”, pontua a influenciadora de viagens.

Planejamento e cuidados

Para quem pretende fazer essa viagem em família na próxima temporada, que começa em outubro, Simony Braga destaca que é necessário começar o planejamento o quanto antes.

“As empresas já estão comercializando as viagens. É necessário um tempo de preparação maior caso o navio vá para outros países. No nosso caso, foi necessário fazer o passaporte das crianças. O visto não era exigido nos países que visitamos, mas isso também precisa ser avaliado e, se necessário, demanda tempo e burocracia”, alerta.

Sobre os gastos, a influenciadora de viagem aponta que a estimativa de para uma família do tamanho da dela, com dois adultos e três crianças, gira em torno de R$3.600 reais por pessoa. “Você pode prever no orçamento, taxas portuárias, bem como dinheiro para as atividades em terra, nos locais em que você irá atracar eventualmente”, ressalta.

Na hora de arrumar as malas, Simony lembra de fazer uma curadoria para não levar excesso de bagagem — o que dificulta a viagem porque as cabines não são tão grandes — bem como para levar itens essenciais para as crianças, como remédios e estoque de fraldas e produtos higiênicos específicos para crianças.

“Na viagem, é importante estar sempre atento aos momentos de embarque e desembarque e manter as crianças sempre por perto. Os limites da embarcação também devem ser uma preocupação na hora de se movimentar para evitar qualquer acidente ou imprevisto”, conclui.

Tags

Autor