Enjoado depois de fazer exercícios físicos? Saiba os motivos e como evitar
O fluxo sanguíneo diminui em algumas partes do corpo durante o exercício físico, causando a sensação de enjoo
Você já se sentiu enjoado depois de praticar exercícios físicos? Se sim, saiba que não tem nada com o que se preocupar: o enjoo é uma reação normal ao desequilíbrio do fluxo sanguíneo no corpo durante exercícios intensos.
O professor e diretor do Clinical Anatomy Learning Centre da Lancaster University, Adam Taylor, explica que durante a atividade física o fluxo sanguíneo aumenta em algumas partes do organismo, como nos músculos e coração.
- Café faz mal? Quais são os benefícios do café? Nutricionista explica mais sobre uma das bebidas mais consumidas pelos brasileiros
- O que é o 'chip da beleza' que causou cicatrizes de acne na ex-BBB Flayslane? Entenda quais são os efeitos colaterais do procedimento
- Quais procedimentos estéticos são proibidos durante a quimioterapia? Entenda os riscos
Em contrapartida, outros tecidos acabam tendo menos irrigação sanguínea, como o sistema gastrointestinal. De acordo com estudos, estima-se que o fluxo sanguíneo nas veias e artérias que abastecem os órgãos como estômago e intestino fica 80% menor durante a prática de exercícios físicos.
Porém, caso o indivíduo tenha se alimentado pouco tempo antes da atividade física, a diminuição do fluxo sanguíneo causa náuseas, já que é necessário uma quantidade maior de sangue e oxigênio para o processo de digestão.
“Além disso, o estômago e outros órgãos abdominais podem ser comprimidos durante o exercício, o que também contribui para o sentimento de enjoo. Essa sensação acontece principalmente em atividades como o agachamento, quando a frequência cardíaca aumenta e a demanda por oxigênio nos tecidos cresce, isso exige que o corpo puxe maiores volumes de ar nos pulmões”, escreve o pesquisador em artigo publicado na plataforma de divulgação científica The Conversation.
O que fazer para não sentir enjoos durante a atividade física?
Segundo Taylor, os enjoos são mais comuns quando o indivíduo se alimente até uma hora antes do exercício, já que as comidas sólidas levam cerca de duas horas para deixar o estômago.
Além disso, comidas ricas em fibras, gorduras e proteínas são digeridas mais lentamente, aumentando o risco dos enjoos. Por isso, é importante ficar atento ao que será ingerido antes da prática de atividades físicas.
O que fazer para não ter enjoos durante o exercício físico?
O pesquisador recomenda que para diminuir a sensação de náusea é interessante diminuir a intensidade ou mudar a atividade física, voltando a intensidade anterior gradualmente.
- Exposição excessiva e precoce de eletrônicos por crianças pode ser um problema para socialização, alerta especialista
- CABELOS CACHEADOS E CRESPOS: Como finalizar cabelos curtos? Confira 6 dicas para finalização dos cachos
- Como se remove tatuagem? Jovem que teve rosto tatuado por ex-namorado recebe ajuda de jornalista, mas processo é longo e doloroso
Outra prática para evitar enjoos é aumentar, sem excessos, a ingestão de água antes e durante a atividade física e fazer a última refeição antes do exercício com um intervalo de tempo maior.
O tempo ideal para realizar uma refeição com alimentos sólidos antes da atividade física é de duas horas, dando preferência para alimentos com carboidratos de alta qualidade (como banana ou batata-doce) e gorduras não-saturadas (como nozes ou frutos secos), que irão dar energia para o corpo, mas não são de difícil digestão, como outros.