Até 2024 o Google espera abrir seu segundo centro de engenharia no Brasil, mais precisamente em São Paulo (primeiro está localizado em Belo Horizonte). A nova sede ficará no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), e será parte do ambiente promotor da inovação do IPT Open Experience. Com mais um centro, a empresa mantém a meta de dobrar o número de engenheiros contratados, somando-se mais 200 até 2023.
A futura casa da engenharia do Google na capital paulista será palco para o desenvolvimento de soluções para setores estratégicos da companhia a nível global, entre elas privacidade e segurança on-line.
Com 7 mil metros quadrados, o escritório terá capacidade para até 400 pessoas que vão trabalhar em diversas áreas técnicas. Inicialmente, o novo centro vai abrigar uma frente de trabalho focada em soluções e recursos para promover a segurança das pessoas no ambiente digital.
Apesar de não descentralizar os investimentos, já que mantém as operações no Sudeste, o Google diz que hoje a atuação remota tem ganhado destaque, garantindo a diversificação da mão de obra para além das proximidades dos escritórios físicos.
O investimento faz parte de mais uma etapa do plano de expansão da operação da engenharia do Google no País, anunciado no início deste ano, quando previu dobrar o número de engenheiros para 400. Esse será o segundo escritório de engenharia da empresa no Brasil e na América Latina.
O Centro de Engenharia do Google em São Paulo será instalado no IPT Open Experience, complexo de
inovação do IPT com mais de 120 mil m2 de área construída. O IPT conta com dezenas de laboratórios,
equipamentos e infraestrutura de pesquisa de ponta.
Além disso, o complexo reúne pesquisadores, programas de engajamento com startups em hardtech, empresas e organizações, como GranBio, Inteli, Lenovo, IEL Inova Talentos, Siemens, Siemens Energy, Klabin, Kimberly Clark, Cecil, Gerdau Graphene, V2Com, Copag e Vale.
O Google será responsável por todas as reformas que serão realizadas no local. A previsão é que o Centro de Engenharia comece a funcionar até o fim de 2024.
O IPT é um instituto vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, que completa em junho deste ano, 123 anos.
Por meio de oito unidades de negócios, atua de modo multidisciplinar, contemplando os mais diversos segmentos como energia, bionanomanufatura, cidades, habitação, materiais avançados, tecnologias digitais, tecnologias regulatórias e metrológicas.