CONEXÃO

Recife passa a ter 5G da Tim em toda a cidade; veja lista de bairros

Expansão da cobertura eleva de 19 para 94 o número de bairros contemplados

Cadastrado por

Lucas Moraes

Publicado em 10/11/2022 às 17:54 | Atualizado em 10/11/2022 às 20:11
TIM ANUNCIOU AMPLIAÇÃO DO 5G NO RECIFE - DIVULGAÇÃO

Os clientes da Tim já contam com cobertura 5G em todos os bairros do Recife. A operadora anunciou a expansão do sinal, até então presente em 19 bairros da cidade, nesta quinta-feira (10). Estratégica na visão comercial da empresa, a capital pernambucana atualmente tem uma base de 600 mil clientes da companhia, sendo cerca de 7% já fazendo uso do 5G - número similar à média nacional.

"Decidimos ir além do compromisso mínimo, é parte da estratégia comercial da empresa. Curitiba, Recife, São Paulo e Rio de Janeiro estão superando de 9 a 10 vezes o mínimo do compromisso firmado com a Anatel" disse o CEO da Tim Brasil, Alberto Griselli.

Foram instaladas na cidade 110 antenas. Até o fim do ano, a meta é chegar às 165. A infraestrutura garante a cobertura de 100% dos bairros da cidade, com infraestrutura de fibra óptica e backhaul de alta capacidade. Essa modernização melhorou a experiência dos clientes, com velocidades alcançando taxas superiores a 1 Gbps.

A Tim ainda não tem um cronograma para avançar com o 5G para a Região Metropolitana e interior do Estado. A progressão depende da liberação por parte da Anatel, que segue em acompanhamento contínuo do processo. Apesar disso, a expectativa é de que todas as cidades com mais de 30 mil habitantes tenham acesso ao 5G até 2029, o que representa 68 cidades, incluindo o Recife, com o sinal até a referida data.

“Parte do ‘avançar com cronograma’ tem a ver com o sinal de TV satelital que, de fato, há uma predominância do uso no interior do Estado. Com a migração para a banda Ku, temos um cronograma de estar presente até 2029 em todos os municípios acima de 30 mil habitantes”, afirma o CTIO da TIM, Leonardo Capdeville.

Com a chegada do 5G, o sinal das TVs parabólicas, amplamente utilizadas no interior do Estado, passarão a ser digital, saindo da banda C para a banda Ku, o que demanda um trabalho maior de limpeza do espectro (caminho por onde percorre o sinal) para uso do 5G.

Hoje, a Tim diz que 60% das suas vendas de aparelhos já são dos habilitados com 5G, apesar dos gastos médios com pacote de dados e aquisição dos aparelhos ainda serem altos. Em 2022, a companhia estima investimento de R$ 4,8 bilhões no pacote que envolve o 5G em todo o País. Até 2024, o volume sobe para R$ 14 bilhões.

No Brasil, a TIM é líder no número de antenas 5G. O país tem quase 6 mil antenas e a TIM já responde por mais da metade das estações licenciadas – são 3 mil antenas em 27 capitais. A companhia também está presente nas 185 cidades pernambucanas com o VoLTE, serviço de voz sobre a rede 4G; em 122 municípios, com o 4,5G, e tem 164 cidades NB-IoT (rede de internet das coisas). Atualmente, a TIM possui mais de 2,7 milhões de clientes em Pernambuco.

Para acesso ao 5G, o cliente precisa apenas ter um aparelho compatível com a tecnologia e pacote de dados da Tim.


Veja lista de bairros do Recife

 

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS