O encontro entre cinema brasileiro e realidade virtual é a essência da Mostra MC.Metaverso Brasil - Territórios Brasileiros, que chegou pela primeira vez no Recife, no Parque e Centro Esportivo Santos Dumont, nesta quarta-feira (25).
A iniciativa inovadora conta com palestras e bate-papos para envolver estudantes, profissionais e qualquer um que tiver interesse no mundo do metaverso. Esse evento, realizado pelo Movimento Cidade, Ministério da Cultura do Brasil e pela produtora capixaba ES Brasil, além do incentivo da própria Meta, acontece nos dias 25, 26 e 27 de outubro no Recife.
"O Governo está buscando novas tecnologias para a sociedade de maneira geral e quando falo em buscar novas tecnologias, na realidade, é permitir com que o cidadão e a cidadã façam parte do processo de desenvolvimento. Temos o Porto Digital, ou seja, ambiente que é um polo tecnológico, essa ilha que permite os jovens fazerem parte desse contexto [tecnológico], que eles tenham mais oportunidades. E quando eu falo jovem, é aquele jovem que faz parte da periferia, é aquele que faz parte do morro, é aquele jovem que quer desenvolver tecnologia e quer ter melhor qualidade de vida", explicou o Cesar Andrade, Diretor de Inovação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco para o Jornal do Commercio.
A mostra MC.Metaverso Brasil é realizada pelo Movimento Cidade, Ministério da Cultura do Brasil e pela produtora capixaba ES Brasil, além de ter incentivo da própria Meta. O projeto, nesta edição, também conta com a parceria do Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretarias de Educação e Esportes e da Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo.
Mostra de cinema totalmente gratuita e imersiva, jogos e palestras
Os principais pontos que acontecem simultaneamente consistem no palco, onde acontece as palestras, bate-papos, debates e shows. Somado a isso, jogos educativos desenvolvidos pelo Laboratório de Tecnologia para promoção da identidade negra, indígena e de periferia de Pernambuco (LABCOCO), que remetem a matriz africana também marcam a experiência de jovens, adultos e idosos que são envolvidos pelo evento.
Há também a mostra de cinema itinerante totalmente gratuita, que proporciona filmes como "Amazônia Viva" (2022), "O Chamado do Mar" (2020), "Fazedores de Floresta" (2020), "Água de Beber" (2022) e "Onde Brincam as Crianças da Maré?" (2023), todos imersivos no metaverso, onde os participantes podem acessar a partir dos óculos de realidade virtual e fones de ouvido.
"Escolhemos Recife pelo trabalho de excelência que já vem sendo feito na área de inovação aqui e os vários exemplos, como o Porto Digital, as iniciativas do Governo do Estado e o Governo Municipal, que tem uma pauta focada no fomento da inovação; temos as empresas que estão baseadas aqui no Recife, que tem um apelo muito forte para os componentes da inovação e já estão utilizando as tecnologias do Metaverso e também tem os criadores.", explicou Ricardo Vilella, gerente de políticas públicas da Meta, com exclusividade para o Jornal do Commercio.
"Equacionamos toda essa fórmula e entendemos que realizar o evento aqui no Recife teria o melhor benefício, não só do ponto de vista visibilidade, mas também para o público que possa consumir essas atividades que estão sendo desenvolvidas aqui", concluiu.
No evento, a participação de diversos estudantes oriundos de escolas públicas da região do Recife marcaram presença.
"Eu estou achando muito interessante aprender mais sobre a tecnologia, os avanços e os futuros empregos, então é muito importante que nós, como estudantes, recebamos esse conhecimento das palestras para aprender mais sobre o que devemos esperar para o futuro.", afirmou Ana Júlia, de 17 anos, aluna da Escola Brigadeiro Eduardo Gomes.
Como participar do evento?
A Mostra MC.Metaverso Brasil - Territórios Brasileiros é totalmente gratuita e aberta para o público a partir dos 14 anos, sem qualquer necessidade de inscrição prévia.