Pela primeira vez, a Ciência Jovem(CJ) será realizada em uma escola. A 29ª edição da feira, que reúne cerca de 260 projetos desenvolvidos por estudantes da educação infantil ao ensino médio/técnico, acontecerá na Escola Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães(ETEPAM).
O evento anual é realizado pelo Espaço Ciência, museu vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (Secti/PE), e conta com alunos de 17 estados do Brasil e de países como Paraguai, México, Porto Rico (EUA) e Espanha.
A 29ª edição da Ciência Jovem está marcada para os dias 22 e 24 de novembro, das 9h às 16h, com entrada gratuita e liberada ao público.
Ciência Jovem destaca projetos de jovens cientistas
Entre os participantes que já confirmaram a presença, Pernambuco lidera com 191 projetos, seguido de Alagoas, Bahia, Ceará e Amapá.
Na feira, os participantes poderão desfrutar de apresentações culturais, além de visita ao Museu do Homem do Nordeste e tour pelo Sítio Histórico de Olinda (mediante inscrição prévia no ato do credenciamento).
Os alunos vão concorrer a premiações que serão entregues para seis diferentes categorias:
- Iniciação à Pesquisa;
- Divulgação Científica;
- Incentivo à Pesquisa;
- Desenvolvimento Tecnológico;
- Educação Científica;
- Francis Dupuis (projetos internacionais).
Os projetos com as maiores pontuações recebem credenciais e podem participar de outros eventos nacionais e internacionais.
A Coordenadora da 29ª CJ, Vitoria Pessoa, destaca a importância do evento na popularização do conhecimento científico. “A Ciência Jovem, além de funcionar como ambiente fomentador de iniciativas científicas, tem como principal objetivo tornar a ciência mais acessível para sociedade, promovendo a democratização do saber e estimulando o interesse pela pesquisa e descobertas científicas."
Ciência Jovem
A Ciência Jovem é uma das principais feiras de ciência do Brasil e dá a oportunidade para que alunos e escolas divulguem a produção científica desenvolvida nas instituições. Tendo como objetivo não apenas revelar os talentos científicos individuais, mas sobretudo fomentar a educação científica, com realização de pesquisas e projetos na escola – de forma integrada ao currículo acadêmico.
Para mais informações: (81) 3183-5531 ou cienciajovem@espacociencia.pe.gov.br.