Após um período de testes, o Google oficializou, nesta terça-feira (14), uma atualização em sua plataforma de busca, trazendo recursos alimentados por inteligência artificial (IA) para milhões de usuários em todo o mundo.
As mudanças, reveladas durante a conferência anual de desenvolvedores, o Google I/O, representam uma mudança na maneira como os usuários interagem com os resultados de suas pesquisas online.
Na prática, a partir de agora, os usuários terão acesso a respostas geradas por IA diretamente na página de resultados de suas buscas. Chamada de AI Overviews ("Resumos de IA", em tradução livre).
A função, de acordo com a gigante de Mountain View, visa simplificar a obtenção de informações relevantes e úteis, eliminando a necessidade de navegar por uma lista de links.
O recurso está sendo introduzido gradualmente, inicialmente para usuários nos Estados Unidos, e estará disponível para mais de um bilhão de pessoas até o final do ano, de acordo com o próprio Google.
Mais novidades anunciadas no evento
Além da AI Overviews, o Google está implementando uma série de recursos baseados em IA para aprimorar a experiência de busca. Entre eles, a organização de resultados de pesquisa, facilitando a descoberta de informações, como restaurantes, receitas e filmes, por exemplo.
Os usuários também poderão acessar recursos avançados, como a capacidade de planejar refeições e férias com a ajuda do Google, simplificando processos complexos por meio de consultas simples e diretas.
Ainda segundo o vice-presidente e chefe de pesquisa do Google, Liz Reid, o objetivo é fazer com que a IA faça rapidamente o que um usuário levaria minutos, indo de link em link para achar o que lhe interessa.
Uso na prática e o impacto da tecnologia
De forma clara, as mudanças feitas pelo Google são uma resposta estratégica ao aumento do uso de inteligência artificial em vários aplicativos e serviços.
Agora, usuários podem realizar buscas mais detalhadas, como encontrar estúdios de ioga ou pilates populares na região, estejam em uma rota diária e ofereçam descontos para novos clientes, tudo em uma única consulta.
Além disso, o Google agora oferece recursos complementares, como a criação de planos personalizados. Por exemplo, os usuários podem solicitar um plano de refeições de 3 dias para um grupo, com opções de ajuste, como selecionar apenas receitas vegetarianas.
Embora as atualizações sejam boas para os usuários, a empresa reconhece que elas podem trazer desafios, principalmente para sites pequenos. No entanto, a empresa disse estar comprometida em garantir que todos se beneficiem dessas novidades.