COBRANÇA POR JUSTIÇA

Parentes e amigos de Gean Carlos, morto em assalto a ônibus, fazem protesto no Centro do Recife

Ato, realizado nesta terça-feira (14), cobrou mais segurança para a população pernambucana. Chefe da Polícia Civil disse que investigações para prender os suspeitos do latrocínio do estudante estão avançadas

Imagem do autor
Cadastrado por

Raphael Guerra

Publicado em 14/05/2024 às 14:41 | Atualizado em 14/05/2024 às 15:00
Notícia

Treze dias após o assassinato do estudante Gean Carlos Lopes Júnior, de 20 anos, durante um assalto a ônibus, familiares e amigos participaram de um protesto, no Centro do Recife, para cobrar mais segurança à população e justiça. Com camisas padronizadas com a foto do jovem e cartazes, o grupo interditou a Avenida Guararapes e a Rua do Sol. 

O ato, nesta terça-feira (14), organizado por estudantes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), também contou com a participação de rodoviários, que chegaram a estacionar alguns ônibus nas duas vias. 

Os manifestantes ainda seguiram até as proximidades do Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual, onde fizeram uma intervenção com pinturas no asfalto.

Gean estudava o quarto período de ciências do consumo da UFRPE, era militante da União da Juventude Socialista e colaborador do Circuito Universitário de Cultura e Arte de Pernambuco (CUCA-PE). Também trabalhava como operador de caixa em uma casa de show.

Na noite do dia 1º de maio, pouco depois de entrar no ônibus BRT da linha 2450 - Camaragibe/Conde da Boa Vista, ele foi abordado por três criminosos. Um deles sacou uma faca e o atingiu no abdômen e na perna. Uma câmera de segurança registrou o momento do crime.

A abordagem criminosa aconteceu no cruzamento das avenidas Guararapes e Dantas Barreto, no bairro de Santo Antônio. A Polícia Militar informou que acionada e fez o socorro da vítima, que faleceu a caminho do Hospital da Restauração, no bairro do Derby.

GABRIEL FERREIRA/JC IMAGEM
Familiares e amigos do estudante Gean Carlos Lopes Júnior, de 20 anos, realizaram protesto contra a violência no Centro do Recife - GABRIEL FERREIRA/JC IMAGEM

INVESTIGAÇÕES

As investigações do latrocínio do estudante estão sendo conduzidas pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Nesta terça-feira (14), questionado pela coluna Segurança, o chefe da Polícia Civil de Pernambuco, Renato Rocha, afirmou que as investigações estão avançadas e que, em breve, haveria novidades sobre o caso. 

"Não podemos dar detalhes das investigações, por enquanto. Mas o que posso dizer é que estamos trabalhando para solucionar o crime", afirmou. 

ASSALTOS A ÔNIBUS CRESCERAM NO GRANDE RECIFE

Os assaltos a ônibus na Região Metropolitana do Recife (RMR) cresceram 32,8% no ano de 2023, segundo estatísticas da Secretaria de Defesa Social (SDS). Ao todo, 595 ocorrências foram registradas pela polícia. Em 2022, foram 448 casos.

Do total de assaltos registrados no ano passado, 58,15% ocorreram na capital pernambucana.

Já no primeiro trimestre deste ano, 99 queixas de assaltos a ônibus foram contabilizadas na RMR. 

Tags

Autor