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Brasil terá programa para expandir exportações via e-commerce com apoio da Apex

30 / out
Publicado por Fernando Castilho às 18:53

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Brasília, 30 de outubro de 2017 – Um mercado que movimentou US$ 1,16 trilhão em 2017 é a menina dos olhos de qualquer empresário. Quando este mercado teve um salto de US$ 650 bilhões em 2013 para a cifra de 2017, torna-se ainda mais atraente.

Só que este mercado, especificamente, está pulverizado pelo mundo: trata-se do mercado global de comércio eletrônico. É de olho no imenso potencial de expansão da participação brasileira no e-commerce que a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) lançou nesta segunda-feria o Programa E-xport Brasil, uma iniciativa que envolve um amplo portfólio de serviços, incluindo capacitação, mentoria, inteligência e ações de promoção comercial, para as empresas brasileiras explorarem todo o potencial que o comércio digital tem para impulsionar as exportações nacionais.

O programa será lançado em São Paulo, no Hotel Tivoli Mofarej, nos dias 30 e 31 de outubro, e seu foco inicial é explorar os maiores mercados digitais no mundo e América Latina, como China, Estados Unidos, Argentina e México.

Já estão confirmados para o evento de lançamento a diretora de Marketplace do Mercado Livre, Cristina Farjallat, o Diretor do E-Bay, Jason Harvey e o Gerente da Amazon, Jose Fernandez, além de outros representantes de marketplaces chineses e especialistas em e-commerce dos países estratégicos a serem trabalhados.

“O E-xport está estruturado para oferecer um atendimento global aos exportadores brasileiros interessados no comércio eletrônico. Teremos um portfólio de serviços semelhante ao que já temos para a exportação tradicional, que alcança capacitação, inteligência de mercado, parcerias estratégicas, realização de campanhas, missões e ações de sensibilização ao empresariado brasileiro em relação ao aproveitamento de plataformas digitais para a exportação”, detalha o presidente da Apex-Brasil, Roberto Jaguaribe.

 

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Entre as parcerias estratégicas que a Agência já vem estruturando estão marketplaces consolidados no mundo, como Alibaba Group, Amazon e Mercado Livre entre outros. As parcerias trabalhadas também incluem empresas que prestam serviços para o e-commerce, como pagamento, logística, marketing digital, entre outros.

O público-alvo da iniciativa são empresas já exportadoras (pelo modo tradicional) com maturidades intermediária, experiente ou internacionalizada (conforme critérios de maturidade exportadora da Apex-Brasil). Em um segundo momento, também será trabalhada a internacionalização das plataformas de e-commerce das empresas brasileiras. Os quatro mercados estratégicos foram escolhidos pelo seu tamanho e desenvolvimento.

Segundo dados do Euromonitor International, somados, os quatro países-alvos iniciais do E-xport Brasil movimentaram mais de US$ 687 bilhões em 2016 em varejo na internet, sendo que China e Estados Unidos, sozinhos, respondem por mais de US$ 677 bilhões. Na China, o crescimento anual médio desse mercado está em 25% ao ano.

Já as nações latino-americanas que também estão no mapa estratégico do programa foram escolhidas pelo potencial de crescimento, proximidade cultural com o Brasil e por serem mercados já consolidados para a exportação brasileira, o que representa familiaridade do público com a produção nacional.

O portfólio de serviços do Programa E-xport será composto pelos seguintes pilares:

Programa de mentoria para empresas brasileiras: envolve capacitação para e-xport com consultores especializados nos quatro mercados estratégicos (China, EUA, México e Argentina). No primeiro ano de execução do E-xport (entre 2017 e 2018), serão selecionadas entre 30 e 100 empresas por mercado;

Inteligência: desenvolvimento de e-book sobre como “e-e-xportar” para esses mercados estratégicos; produção de guias por país; levantamento de características como atendimento ao cliente, política de devoluções, entre outros temas importantes; produção de estudos e relatórios; oferta de todo o conteúdo gratuitamente no site da Agência;

Realização de campanhas: para aproveitar ações especiais como Black Friday, Single´s Day na China, entre outros;

Realização de missões: seleção estratégica de ações para ativação em mercados estratégicos;

Realização de roadshows pelo Brasil: com palestras e workshops para sensibilizar e divulgar a nova plataforma de negócios internacionais do país.

 


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