04
dez

Dois em cada cinco consumidores que vão presentear este ano estão com nome sujo por causa das compras do Natal de 2016

04 / dez
Publicado por Edilson às 19:12

Pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) identificou que três em cada dez consumidores que têm intenção de presentear este ano possuem contas em atraso atualmente (34%) e 32% estão com o nome sujo no momento (queda de 6,9 p.p em relação ao ano passado).

O levantamento mostra que 16% costumam gastar mais do que podem nas compras do Natal, 7% pretendem deixar de pagar alguma conta para poder comprar presentes, 5% para conseguir participar das comemorações de Natal e 6% das comemorações de ano novo.

O educador financeiro do SPC, José Vignoli, alerta para o que pode ser um aliado na hora das compras, mas também um grande impulsionador do descontrole financeiro: o parcelamento. Cerca de 52% costumam dividir as compras de Natal em várias prestações, principalmente para que tenham condições de comprar todos os presentes.

Dois em cada cinco consumidores ficaram com nome sujo por causa das compras do Natal de 2016. o valor médio das dívidas responsáveis pela negativação é foi de R$ 961.

Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem


Veja também