19
maio

Efeito Temer: Paulo Câmara vai a Brasília e Pernambuco em Ação em Caruaru é cancelado

19 / maio
Publicado por Franco Benites às 9:45

Paulo Câmara durante o Pernambuco em Ação. Foto: Aluisio Moreira/SEI

O Pernambuco em Ação, projeto de prestação de contas do governo estadual, teria mais uma rodada neste fim de semana em Caruaru, cidade que é administrada pela prefeita Raquel Lyra (PSDB). O evento, no entanto, foi cancelado porque o governador Paulo Câmara, que é vice-presidente nacional do PSB, viajou para Brasília nesta sexta-feira. O socialista quer acompanhar de perto o desenrolar da crise política na capital federal e tenta apaziguar os ânimos dentro do partido, rachado em relação à gestão peemedebista.

Neste sábado, dia em que o Pernambuco em Ação seria realizado, a Executiva nacional do PSB vai se reunir às 10h. Mas já nesta sexta-feira haverá uma reunião prévia entre os dirigentes. Esse encontro anterior à reunião da Executiva é considerado normal e sempre ocorre, ainda mais quando estão em pauta questões mais polêmicas.

O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, é signatário de um pedido de impeachment do presidente Michel Temer (PMDB) e defende que o ministro de Minas e Energia, Fernando Filho (PSB), entregue o cargo. O auxiliar do presidente ainda não se manifestou, mas não quer abandonar o barco sem ter mais elementos à mão para tomar uma posição.

Fernando Filho, inclusive, não gostou de ver declarações de Carlos Siqueira pelos jornais sobre a entrega do cargo. Os dois conversaram nessa quinta-feira, mas o ministro se sentiu “emparedado” porque antes do encontro o presidente nacional do PSB já havia externado sua posição sobre a saída do governo Temer aos jornalistas.

Em Brasília, Paulo se dedicará a articulações políticas, sobretudo internas, referentes ao PSB. Há a possibilidade dele retornar a Pernambuco ainda nesta sexta-feira ou no sábado pela manhã, mas com o tamanho da crise instalada em Brasília ninguém arrisca quando ele voltará e por isso o mais prudente foi cancelar o Pernambuco em Ação de Caruaru.

Alguns aliados, nos bastidores, cobram um posicionamento mais firme do governador em relação ao que se passa em Brasília. Nessa quinta-feira, ele divulgou um vídeo afirmando que Temer precisa dar explicações ao País, mas não falou em renúncia.

Paulo Câmara sabe que precisa dosar as palavras porque não há respostas sobre por quanto tempo o presidente ficará no cargo. O que se sabe, no entanto, é que, independente desse período, Pernambuco pode precisar muito do governo federal e não é inteligente fechar as portas.

ATUALIZAÇÃO

Pouco tempo depois da publicação deste texto, a secretaria de Imprensa do governo estadual divulgou uma nota sobre o cancelamento do Pernambuco em Ação em Caruaru. Confira:

Comunicamos que fica adiada a realização da rodada do Seminário Pernambuco em Ação do Agreste Central, que ocorreria na cidade de Caruaru. A mudança foi necessária devido à grave crise nacional e à necessidade de o governador Paulo Câmara, como vice-presidente nacional do PSB, participar, na manhã deste sábado (21/05), em Brasília, da reunião da Executiva Nacional do partido. A nova data do Pernambuco em Ação do Agreste Central será divulgada em momento oportuno.


Veja também