02
maio

Dicas para remover odores das roupas de treino

02 / maio
Publicado por Luana Ponsoni às 13:29

O odor se aloja nas roupas de treino em razão das bactérias presas à fibra do tecido. Foto: Divulgação

 

Quem nunca ficou incomodado ao vestir uma roupa de treino, recém tirada do guarda-roupas, e sentir um cheirinho ruim durante a atividade física? Isso acontece porque boa parte das peças esportivas são fabricadas com tecido tecnológico. Se por um lado absorvem melhor o suor e não prendem os movimentos, alguns tipos desses materiais dificultam um pouco a remoção dos odores.

É que alguns tipos de tecidos com os quais são feitas as roupas de ginástica são favoráveis ao desenvolvimento de bactérias micrococcus, responsáveis pelo odor do suor, de acordo com pesquisas. Esses microrganismos causam mau cheiro porque ficam presos nas fibras dos tecidos e não saem facilmente com as lavagens tradicionais.

Se você já lavou, por diversas vezes, as peças do jeito tradicional e o mau cheiro não foi embora, confira algumas dicas para acabar com esse incômodo:

VINAGRE NA PRÉ-LAVAGEM

Antes de jogar as peças na máquina de lavar, com bastante sabão em pó e amaciante, tente investir em uma solução com vinagre na pré-lavagem. Acrescente, para cada 5 litros de água, 1 copo de vinagre de álcool branco. Por ser incolor, não há risco do produto manchar as roupas. Deixe de molho por 30 minutos e lave normalmente depois.

BICARBONATO DE SÓDIO

Se deixar de molho no vinagre não resolver, experimente deixar a roupa por 30 minutos em uma solução com uma xícara de bicarbonato de sódio. Só então proceda a lavagem convencional.

DESINFETANTE

A última cartada para se livrar dos odores fortes das roupas de treino diz respeito ao uso de desinfetantes bactericidas. Para cada 10 litros de água acrescente ½ copo da marca preferida, de preferência de limão ou laranja. É necessário deixar a peça de molho por cerca de 20 minutos. Depois é só lavar normalmente.

LEIA TAMBÉM

Truques para turbinar a autoestima na academia

Tecnologia com a Leg fixed

Você se veste da maneira certa na hora de pedalar?

 

 

 

 

 


Veja também