05
jun

Conheça os benefícios da prancha

05 / jun
Publicado por Luana Ponsoni às 9:22

Além de fortalecer o core, a prancha define o abdômen. Foto: Nelson Pacheco Photos/Divulgação

A realização da prancha vem sendo cada vez mais frequente entre os frequentadores de academias de ginástica e por quem gosta de se exercitar, independente do lugar. A prescrição desse exercício pelos professores de Educação Física não é aleatória. Trata-se de uma ótima estratégia para fortalecer o abdômen e a musculatura do core de uma maneira geral.

Para quem ainda não sabe bem do que se trata o core, uma breve explicação.  É a musculatura que circunda nosso centro de gravidade (a região próxima ao umbigo). Basicamente, são os músculos abdominais, da região lombar, pelve e quadril. A principal função está ligada à questão da manutenção das posturas do tronco e do quadril. Além de ser importante para o equilíbrio e no controle das funções isométricas e dinâmicas.

Como melhora a postura, fortalecer o core também é importante para atenuar a força compressiva durante a execução de exercícios mais complexos, como o desenvolvimento e o agachamento livre. Desse modo, há um ganho funcional e uma diminuição considerável do risco de lesões.

REALIZAÇÃO

A versão básica da prancha consiste em ficar praticamente na mesma posição da flexão de braços (o popular marinheiro). A diferença é que o peso do corpo fica depositado sobre os cotovelos. As pernas permanecem estendidas e os pés levemente afastados. O tempo de realização vai depender do condicionamento de cada indivíduo. Por esse motivo, é sempre muitíssimo importante pedir a orientação de um profissional de Educação Física.

 


Veja também