crise

Frente Parlamentar pela Hemobrás não deve perder força, diz deputado

Divulgação de nota pouco antes de reunião com deputados gerou mal-estar na bancada

Mariana Araújo
Cadastrado por
Mariana Araújo
Publicado em 16/08/2017 às 6:07
Foto: Agência Câmara/Divulgação
Divulgação de nota pouco antes de reunião com deputados gerou mal-estar na bancada - FOTO: Foto: Agência Câmara/Divulgação
Leitura:

A divulgação na nota do Ministério da Saúde confirmando a manutenção da fábrica de recombinante da Hemobrás em Goiana foi divulgada nessa terça (15), no final tarde, a menos de meia hora do ministro Ricardo Barros receber parte da bancada pernambucana em seu gabinete, gerou um grande mal-estar entre o grupo. A reunião, que seria para debater o tema, acabou se tornando uma leitura da nota e deixou muitos parlamentares desapontados. Já há, inclusive, nomes que falam em “deslealdade do governo” e o possível desembarque do bloco de apoio a Michel Temer.

“Foi uma condução errada do anúncio. Ele (o ministro) poderia ter anunciado para todos, junto com os demais ministros pernambucanos, que são deputados”, queixou-se o deputado Augusto Coutinho (SD), um dos articuladores da decisão com Temer.

A Frente Parlamentar, criada ontem, não deverá perder força, segundo o líder do grupo, João Fernando Coutinho (PSB). “Temos que debater uma solução para a fábrica de fracionamento. A proposta apresentada não tem clareza de como será escolhido esse novo parceiro. Só vamos comemorar quando as duas fábricas estiverem em pleno funcionamento em Goiana”, declarou o socialista. João Fernando propôs, ainda, a união da bancada em torno da destinação das emendas parlamentares para a conclusão da planta.

TCU

Pela manhã, um grupo de parlamentares pernambucanos e paraibanos esteve reunido com o ministro Vital do Rego, do Tribunal de Contas da União (TCU). Na semana passada, o ministro determinou que o Ministério da Saúde e a Hemobrás prestem esclarecimentos sobre a suspensão da Parceria para Desenvolvimento Produtivo (PDP) entre a estatal e a empresa irlandesa Shire com objetivo de fornecimento e transferência de tecnologia do fator VIII recombinante. O prazo dado foi de cinco dias para a apresentação das respostas. Estiveram presentes o senador Humberto Costa (PT-PE) e os deputados Tadeu Alencar (PSB), Augusto Coutinho (SD) e Cadoca (Sem Partido).

Cadoca e Tadeu falaram em proseguimento da luta para que a Hemobrás entre em pleno funcionamento em Pernambuco.

Últimas notícias