PUBLICIDADE
18
jan

Vai concorrer na UFPE, UPE, UFRPE e Univasf? Aprenda a calcular sua média

18 / jan
Publicado por Margarida Azevedo às 21:46

Foto: Leo Motta / JC Imagem

Com a nota do Enem, o que estudante pode fazer agora, antes do início das inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), é calcular a sua média no exame. Vale lembrar que o desempenho do candidato pode mudar de acordo com o curso e a faculdade que ele escolher no sistema.

Isso acontece porque cada instituição tem autonomia para definir os pesos que aplica em cada prova do Enem e as notas mínimas cobradas em cada uma das cinco áreas do conhecimento. Elas podem também não exigire essas notas ou pesos.

Na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a mais concorrida do Sisu no Estado, há as duas coisas, pesos e notas mínimas. A Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) não cobra nota mínima, só aplica pesos.

Já na Universidade de Pernambuco (UPE) não há pesos nas provas do Enem. A única exigência, independentemente do curso que o fera vai disputar, é tirar no mínimo 350 pontos na redação e 300 pontos em cada uma das quatro provas objetivas. Significa que todas as provas têm o mesmo valor.

O mesmo acontece na Univasf: as cinco provas do Enem valem o mesmo.

Veja as maiores e menores médias dos feras aprovados na UFPE no Sisu 2017

Veja as maiores e menores médias dos feras aprovados na UPE no Sisu 2017

Veja a concorrência da UFPE no Sisu 2017

Aprenda a calcular sua média no Sisu

UFPE e UFRPE
Multiplique cada prova do Enem pelo peso que o teste tem na universidade. Depois some as cinco notas. Em seguida, divida por 10. É com essa média que você vai concorrer no Sisu

UPE e Univasf
Some as cinco notas das cinco provas objetivas do Enem. Pegue o resultado e divida por cinco. É com essa média que o estudante vai disputar no sistema

 

 


Veja também