Comissão vai avaliar concessão de bônus, na UFPE, para curso de medicina no Recife
A pedido do reitor Anísio Brasileiro, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), será criado um grupo de trabalho para avaliar a possibilidade de concessão de bônus, na nota do Enem, para candidatos do Estado que forem concorrer ao curso de medicina no Recife.
Atualmente, o argumento regional, como é chamado o benefício, é válido apenas para feras da Região Agreste que disputam vagas de medicina no câmpus de Caruaru. Esses jovens ganham, no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), acréscimo de 10% na média final do Enem.
Levantamento da Pró-reitoria Acadêmica mostra que 80% das 80 vagas de Caruaru foram ocupadas este ano por vestibulandos pernambucanos, o que representa 64 vagas. Os outros 20% (ou 16 vagas) ficaram com alunos de outros Estados – cinco do Ceará, três de Alagoas, dois de Minas Gerais e Paraíba (de cada), e um de cada uma das seguintes unidades da federação: Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Sergipe. Vale destacar que dos alunos de fora, apenas um, de Minas Gerais, passou na ampla concorrência. Os demais passaram como cotistas.
“A partir do resultado desse grupo poderemos ou não ofertar o bônus no Recife”, diz o pró-reitor acadêmico, Paulo Goes. A implantação do argumento regional necessita de aprovação do Conselho Universitário da UFPE.
Veja também
-
19 / 02 / 2019 - 18:23
UFPE define como será atendimento de feras reprovados pelas cotas raciais
-
15 / 02 / 2019 - 17:14
Prouni Recife abre inscrição dia 18 para 213 bolsas em faculdades privadas
-
13 / 02 / 2019 - 18:26
-
13 / 02 / 2019 - 12:19
Feras reprovados pela comissão de cotas raciais da UFPE acionam a Justiça