16
ago

Crítica: Bacurau, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles

16 / ago
Publicado por Ernesto Barros às 5:02

Começa nesta sexta-feira (16/8), pelo Festival de Gramado – como convidado Hors Concours, na abertura de sua 47ª edição – e se estende amanhã, sábado (17/8),  em 58 sessões de pré-estreia, espalhadas por 21 cidades brasileiras, o voo arrasador do premiado longa-metragem pernambucano Bacurau (2019), da dupla Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles. Até o […]

VER MAIS
14
ago

Crítica: Rafiki, de Wanuri Kahiu

14 / ago
Publicado por Ernesto Barros às 20:31

A história dos jovens amantes que desafiam a família e a sociedade – suas crenças políticas e religiosas – é conhecida desde o renascimento, quando o dramaturgo inglês William Shakespeare escreveu a tragédia Romeu e Julieta. A peça recebeu inúmeras versões no cinema, a maior parte fiel ao texto, e outras que adaptaram a trama […]

VER MAIS
18
jul

Crítica: Um Homem Fiel (L´Homme Fidele), de Louis Garrel

18 / jul
Publicado por Ernesto Barros às 6:10

Não deve ser nada fácil para Louis Garrel carregar o peso de sua herança, tanto hereditária – ele é filho de Philippe Garrel, o mais importante cineasta francês pós-Nouvelle Vague – quanto artística – não por acaso, é afilhado de Jean-Pierre Léaud, o ator símbolo de François Truffaut, na série de filmes em que interpreta […]

VER MAIS
17
jul

Crítica: A Árvore dos Frutos Selvagens (Ahlat Agaci), de Nuri Bilge Ceylan

17 / jul
Publicado por Ernesto Barros às 20:08

Neve, montanhas, história, literatura, teatro, crítica ao fundamentalismo religioso e um claro posicionamento político são algumas das marcas do cinema do turco Nuri Bilge Ceylan. Para muitos cinéfilos, entretanto, ele pode ser mais lembrado pela longa duração de seus filmes mais recentes, todos com mais de 3h, como os magistrais Era Uma Vez na Anatólia […]

VER MAIS