07
nov

Crítica: Parasita (Gisaengchung), de Bong Joon-ho

07 / nov
Publicado por Ernesto Barros às 5:57

O cinema ganhou foros de arte política quando estava começando a falar e conquistar as massas. Até hoje, os jovens cineastas ainda aprendem as lições do cinema soviético dos anos 1920. Essa ligação umbilical do fazer cinematográfico com a política – e, por tabela, com a sociedade –, está com a carga toda novamente. Nos […]

VER MAIS
01
nov

Crítica: Maria do Caritó, de João Paulo Jabour

01 / nov
Publicado por Ernesto Barros às 14:49

Até não muito tempo atrás, coitada da mulher que não casasse logo. Rapidamente, as más línguas tachavam-lhe a pecha de encalhada, que iria ficar no caritó – uma solteirona deixada numa prateleira, onde ficaria sonhando, fazendo promessas para Santo Antônio e esperando em vão por um homem que iria lhe tirar da solidão. Essa personagem, […]

VER MAIS
17
out

Entrevista: Dennison Ramalho, diretor de Morto Não Fala

17 / out
Publicado por Ernesto Barros às 16:15

Paulista criado no Rio Grande do Sul, o cineasta Dennison Ramalho emplaca a segunda semana do filme de terror Morto Não Fala, em cartaz no Cinemark RioMar. Nesta entrevista ao repórter Ernesto Barros, ele fala sobre a demora em fazer o primeiro longa-metragem, as questões do terror social e a escolha do ator Daniel Oliveira […]

VER MAIS
10
out

Crítica: Morto Não Fala, de Dennison Ramalho

10 / out
Publicado por Ernesto Barros às 17:25

Herdeiro de José Mojica Marins – o pai de Zé do Caixão –, para quem escreveu o roteiro de Encarnação do Demônio (2008), e autor de um par de curtas-metragens que o alçaram a maior revelação do terror brasileiro dos últimos anos, o cineasta gaúcho-paulista Dennnison Ramalho, 45 anos, demorou para fazer seu primeiro longa-metragem. […]

VER MAIS
03
out

Crítica: Vision, de Naomi Kawase

03 / out
Publicado por Ernesto Barros às 15:07

Cineasta mais importante na história do seu país, a japonesa Naomi Kawase pela primeira vez faz um filme na floresta de Yashino, em Nara, onde nasceu. A magnífica floresta de sua infância é o personagem principal de Vision (2018), em cartaz a partir desta quinta-feira (3/10), no Cinema da Fundação. O cinema panteísta e transcendental […]

VER MAIS