DE OLHO EM 2022

Bolsonaristas querem aproveitar visita do presidente a Pernambuco para testar fidelidade de Miguel Coelho e Fernando Bezerra a Bolsonaro

A direita radical acredita que Miguel não tem demonstrado disposição para liderar o palanque de Bolsonaro no estado.

Imagem do autor
Cadastrado por

José Matheus Santos

Publicado em 30/08/2021 às 13:14 | Atualizado em 30/08/2021 às 14:17
Notícia
X

Bolsonaristas querem aproveitar visita de Jair Bolsonaro (sem partido) a Pernambuco na sexta-feira (03) e no sábado (04) para testar a fidelidade do grupo do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), líder do governo no Senado, e do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (DEM), pré-candidato a governador, ao presidente.

Nas últimas semanas, de olho nas eleições de 2022, Miguel Coelho tem acenado para construir um palanque em Pernambuco da centro-esquerda, dialogando com o PDT de Ciro Gomes, à centro-direita.

A direita radical acredita que Miguel não tem demonstrado disposição para liderar o palanque de Bolsonaro no estado.

A avaliação é a mesma de membros da oposição local. Observam que Bolsonaro tem alta rejeição em Pernambuco e que o desgaste do presidente nas eleições de 2022 poderia contaminar o projeto político da oposição ao PSB em Pernambuco.

Uma ala do PSB, inclusive, já avalia que, em um embate com Miguel, seria inevitável não associá-lo a Bolsonaro. Em 2018, a campanha da reeleição de Paulo Câmara taxou os opositores de "Turma do Temer", em alusão ao presidente com ampla rejeição nas pesquisas de intenções de voto. A estratégia seria repetida para 2022 em Pernambuco, só que com Miguel na mira e associado a Bolsonaro.

A visita de Bolsonaro começa no Recife na sexta-feira. Ele vai acompanhar a passagem de chefia do Comando Militar do Nordeste e deverá dormir no quartel do Exército na cidade. No mesmo dia, ele visitará uma ação social no Recife acompanhado da primeira-dama Michelle Bolsonaro. À noite, ainda na capital pernambucana, Bolsonaro deve participar de um jantar com empresários no Cabanga.

No sábado, o presidente se dirige de helicóptero para Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste, para ato político em motociata com apoiadores. De Santa Cruz do Capibaribe, o passeio de moto segue por Toritama e acabará em Caruaru, no Agreste, acabando no Pátio do Forró.

"Vamos ver nessa visita do nosso presidente Bolsonaro na sexta-feira e no sábado se o senador Fernando Bezerra e o prefeito Miguel Coelho vão prestigiar (Bolsonaro)", afirmou um bolsonarista a par da visita, sob reserva de fonte.

"E não adianta Miguel usar como álibi que mora em Petrolina. Se ele quiser ter apoio de Bolsonaro, tem que vir. Se ele não participar, já saberemos de que lado ele anda", acrescenta.

No início de agosto, outro bolsonarista, o Coronel Meira, presidente do PTB em Pernambuco, fez críticas ao grupo dos Coelho após o deputado federal Fernando Filho (DEM), filho de Fernando Bezerra e irmão de Miguel, votar contra o voto impresso, uma das bandeiras de Bolsonaro, na Câmara dos Deputados.

Na ocasião, Meira disse que a posição de Fernando Filho "inviabiliza" Miguel Coelho como candidato apoiado pelos bolsonaristas em Pernambuco nas eleições de 2022.

Tags

Autor